Papa reconhece virtudes heroicas da Irmã Lúcia e de Dom Antônio Lustosa
O Papa Francisco reconheceu a virtude heroica de vários servos de Deus, entre os quais a vidente de Fátima, a Irmã Lúcia, e o Arcebispo brasileiro, Dom Antônio Lustosa
Redação (22/06/2023 09:40, Gaudium Press) O Santo Padre, o Papa Francisco, reconheceu a virtude heroica da Irmã Lúcia, a vidente de Fátima, de Dom Antônio de Almeida Lustosa, Arcebispo de Fortaleza, e de outras 25 pessoas.
Em audiência com o prefeito do dicastério para a Causa dos Santos, Cardeal Marcelo Semeraro, o Pontífice autorizou a promulgação dos decretos que reconhecem as virtudes heroicas da Irmã Lúcia, de Dom Antônio de Almeida Lustosa, da irmã Anna Cantalupo (Itália), da irmã Mary Lange (Cuba), do padre Antonio Pagani (Itália), de Manuel González-Serna Rodríguez e seus 19 companheiros de martírio (Espanha).
A Irmã Lúcia, vidente de Nossa Senhora de Fátima
A Irmã Lúcia de Jesus e do Coração Imaculado foi uma das três videntes de Nossa Senhora de Fátima e guardiã do terceiro segredo de Fátima. A religiosa carmelita nasceu em 1907 na cidade portuguesa de Aljustrel. Com apenas 10 anos, foi testemunha das aparições de Nossa Senhora de Fátima juntamente com seus dois primos, Francisco e Jacinta. Em 2005, a religiosa faleceu em 13 de fevereiro, em Coimbra.
Dom Antônio de Almeida Lustosa
Dom Antônio de Almeida Lustosa nasceu em 11 de fevereiro de 1886 em São João del Rei, Minas Gerais. Dom Antônio estudou em um colégio salesiano e, após alguns anos, decidiu ingressar na congregação de Dom Bosco. Aos 26 anos de idade, foi ordenado sacerdote salesiano. Em 1925, foi designado para assumir a diocese de Uberaba, onde conseguiu aumentar o número de vocações sacerdotais e promover a justiça social. Posteriormente, Dom Antônio foi Bispo de Corumbá (MS), de Belém (PA) e, finalmente, de Fortaleza (CE).
Foi Bispo de Fortaleza por 22 anos, destacando-se por ajudar os mais necessitados e favorecer as vocações religiosas. Por isso, fundou ambulatórios, escolas populares e ajudou no desenvolvimento do Pré-Seminário. Após sua renúncia, Dom Antônio se transferiu para Carpina (PE), onde entregou sua alma a Deus em 1974. Seus restos mortais estão na Catedral Metropolitana de Fortaleza.
Os demais servos de Deus
O decreto também reconheceu as virtudes heroicas do teólogo franciscano do Concílio de Trento, padre Antonio Pagani, da irmã Mary Lange, fundadora da Congregação das Irmãs Oblatas da Providência, e da irmã Anna Cantalupo, que ajudou espiritualmente os órfãos e os soldados da Segunda Guerra Mundial. Os outros mártires: Padre Manuel Gonzáles Serna Rodrigues e seus companheiros foram mortos por ódio à fé, na Espanha em 1936, e com o decreto pontifício tiveram o martírio reconhecido, sendo proclamados Beatos. (FM)
Deixe seu comentário