Papa Francisco se encontrará com artistas na Capela Sistina
Promovido pelo Dicastério para a Cultura e a Educação, o evento conta com a colaboração do Governo do Estado da Cidade do Vaticano, dos Museus do Vaticano e do Dicastério para a Comunicação.
Cidade do Vaticano (21/06/2023 16:52, Gaudium Press) Na próxima sexta-feira, 23, o Papa Francisco receberá por volta de duzentos artistas na Capela Sistina, por ocasião dos 50 anos da inauguração da Coleção de Arte Moderna e Contemporânea dos Museus do Vaticano.
Encontro idealizado pelo Papa Paulo VI
Esta audiência segue uma série de encontros idealizados pelo Papa Paulo VI no ano de 1964, com o objetivo de renovar a amizade entre a Igreja e os próprios artistas. Desde então os pontífices se reúnem com estes ilustres criadores contemporâneos.
“É preciso relançar a experiência da Igreja como amiga dos artistas, interessada nas questões que o mundo contemporâneo nos coloca e dispostos a desenvolver um diálogo mais rico e um crescimento de compreensão mútua”, afirmou o prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação, Cardeal José Tolentino de Mendonça.
Objetivos do encontro
Segundo nota divulgada pelo Dicastério para a Cultura e a Educação, o desejo do Santo Padre é “celebrar a obra e a vida dos artistas, destacando sua contribuição para a construção de um senso de humanidade compartilhada e promoção de valores comuns”.
Outro objetivo da iniciativa é favorecer “o diálogo como ferramenta indispensável para um verdadeiro encontro, interação mútua e enriquecimento, tanto das artes, da literatura e a cultura, em todas as suas formas, sintam-se reconhecidos pela Igreja como pessoas a serviço de uma busca sincera do verdadeiro, do bom e do belo”. (EPC)
Deixe seu comentário