Papa Francisco recebe os membros do comitê organizador do Congresso Eucarístico Nacional dos Estados Unidos
“A Eucaristia é a resposta de Deus à fome mais profunda do coração humano, à fome de vida verdadeira”.
Redação (19/06/2023 10:00, Gaudium Press) Papa Francisco retomou nesta segunda-feira, dia 19 de junho, a agenda de audiências depois da cirurgia, a qual foi submetido. Ao receber os membros do comitê organizador do Congresso Eucarístico Nacional dos Estados Unidos, Francisco destacou que a Eucaristia é “a resposta de Deus à fome mais profunda do coração humano, à fome de vida verdadeira: nela, o próprio Cristo está realmente em nosso meio para nos nutrir, consolar e sustentar em nossa jornada”. E agradeceu à comissão organizadora do Congresso Eucarístico por seu compromisso com a vida da Igreja, encorajando-os a “continuar seus esforços para reavivar a fé e o amor pela Santíssima Eucaristia, ‘fonte e ápice de toda a vida cristã'”.
O Sumo Pontífice espera que este Congresso seja uma oportunidade para os fiéis “se comprometerem, com zelo cada vez maior, a serem discípulos missionários do Senhor Jesus” no mundo.
O Pão da Vida Eterna
Na multiplicação dos pães, narrado no Evangelho de João, onde as testemunhas do milagre regressam ao Senhor no dia seguinte, esperando vê-lo realizar outro sinal, o Papa explicou que “Cristo queria transformar a sua fome material numa fome diferente, a do Pão da vida eterna”. É por isso que Jesus se apresentou como o Pão vivo que desceu do céu, o verdadeiro Pão que dá vida ao mundo.
A Presença Real de Jesus
O pontífice lamentou o fato de que hoje “alguns fiéis acreditam que a Eucaristia é mais um símbolo do que a presença real e amorosa do Senhor”. Por isso, Francisco disse esperar que este “Congresso Eucarístico inspire os fiéis católicos de todo o país a recuperar o senso de maravilha e encantamento por esse grande dom que o Senhor nos deu, e a passar tempo com Ele na celebração da Santa Missa, bem como na oração pessoal e na adoração ao Santíssimo Sacramento.”
O Papa observou que hoje “perdemos o sentido da adoração”, e convidou-nos a redescobrir o sentido de adorar em silêncio. “É uma oração que perdemos, pouca gente sabe o que é isso.” O Bispo de Roma exortou assim os bispos a catequizarem os fiéis para a oração de adoração, com a Eucaristia.
Contudo, Francisco ressaltou “a necessidade de promover as vocações ao sacerdócio, porque, como disse São João Paulo II: ‘não existe Eucaristia sem Sacerdócio’ (Carta aos Sacerdotes para a Quinta-feira Santa de 2004). São necessários sacerdotes para celebrar a Santa Eucaristia. Espero que o Congresso seja uma oportunidade para que os fiéis se comprometam com um zelo cada vez maior para serem discípulos missionários do Senhor Jesus no mundo”.
Por fim, o Papa concluiu, confiando os membros da comissão organizadora do Congresso Eucarístico Nacional dos Estados Unidos a Maria Imaculada, Padroeira dos Estados Unidos da América, e expressou o desejo de que este Congresso “marque um momento importante na vida da Igreja nos Estados Unidos”.
Com informações Vatican News.
Deixe seu comentário