Gaudium news > Papa Francisco recebe os membros do comitê organizador do Congresso Eucarístico Nacional dos Estados Unidos

Papa Francisco recebe os membros do comitê organizador do Congresso Eucarístico Nacional dos Estados Unidos

“A Eucaristia é a resposta de Deus à fome mais profunda do coração humano, à fome de vida verdadeira”.

Foto: Vatican Media

Foto: Vatican Media

Redação (19/06/2023 10:00, Gaudium Press) Papa Francisco retomou nesta segunda-feira, dia 19 de junho, a agenda de audiências depois da cirurgia, a qual foi submetido. Ao receber os membros do comitê organizador do Congresso Eucarístico Nacional dos Estados Unidos, Francisco destacou que a Eucaristia é “a resposta de Deus à fome mais profunda do coração humano, à fome de vida verdadeira: nela, o próprio Cristo está realmente em nosso meio para nos nutrir, consolar e sustentar em nossa jornada”. E agradeceu à comissão organizadora do Congresso Eucarístico por seu compromisso com a vida da Igreja, encorajando-os a “continuar seus esforços para reavivar a fé e o amor pela Santíssima Eucaristia, ‘fonte e ápice de toda a vida cristã'”.

O Sumo Pontífice espera que este Congresso seja uma oportunidade para os fiéis “se comprometerem, com zelo cada vez maior, a serem discípulos missionários do Senhor Jesus” no mundo.

O Pão da Vida Eterna

Na multiplicação dos pães, narrado no Evangelho de João, onde as testemunhas do milagre regressam ao Senhor no dia seguinte, esperando vê-lo realizar outro sinal, o Papa explicou que “Cristo queria transformar a sua fome material numa fome diferente, a do Pão da vida eterna”. É por isso que Jesus se apresentou como o Pão vivo que desceu do céu, o verdadeiro Pão que dá vida ao mundo.

A Presença Real de Jesus

O pontífice lamentou o fato de que hoje “alguns fiéis acreditam que a Eucaristia é mais um símbolo do que a presença real e amorosa do Senhor”. Por isso, Francisco disse esperar que este “Congresso Eucarístico inspire os fiéis católicos de todo o país a recuperar o senso de maravilha e encantamento por esse grande dom que o Senhor nos deu, e a passar tempo com Ele na celebração da Santa Missa, bem como na oração pessoal e na adoração ao Santíssimo Sacramento.”

O Papa observou que hoje “perdemos o sentido da adoração”, e convidou-nos a redescobrir o sentido de adorar em silêncio. “É uma oração que perdemos, pouca gente sabe o que é isso.” O Bispo de Roma exortou assim os bispos a catequizarem os fiéis para a oração de adoração, com a Eucaristia.

Contudo, Francisco ressaltou “a necessidade de promover as vocações ao sacerdócio, porque, como disse São João Paulo II: ‘não existe Eucaristia sem Sacerdócio’ (Carta aos Sacerdotes para a Quinta-feira Santa de 2004). São necessários sacerdotes para celebrar a Santa Eucaristia. Espero que o Congresso seja uma oportunidade para que os fiéis se comprometam com um zelo cada vez maior para serem discípulos missionários do Senhor Jesus no mundo”.

Por fim, o Papa concluiu, confiando os membros da comissão organizadora do Congresso Eucarístico Nacional dos Estados Unidos a Maria Imaculada, Padroeira dos Estados Unidos da América, e expressou o desejo de que este Congresso “marque um momento importante na vida da Igreja nos Estados Unidos”.

Com informações Vatican News.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas