Papa Francisco se recupera de cirurgia de forma progressiva
Segundo o cirurgião do Pontífice, ele deverá permanecer no hospital ao menos pelos próximos cinco dias. As audiências gerais seguem suspensas até o dia 18 de junho.
Cidade do Vaticano (09/06/2023 10:09, Gaudium Press) O Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, publicou dois comunicados nesta sexta-feira, 9 de junho, informando sobre o processo de recuperação pós-operatória do Papa Francisco.
Evolução pós-operatória regular e normal
No primeiro comunicado, publicado ainda na parte da manhã, foi explicado que o quadro clínico do Santo Padre “está melhorando progressivamente e o decurso pós-operatório é regular”. O Pontífice repousou serenamente durante a noite e, após tomar café da manhã, passou boa parte do dia em sua poltrona lendo jornais e retomando seus trabalhos.
Já o segundo comunicado do Vaticano, divulgado no início da noite, assegurava que “a evolução pós-operatória do Papa continua regular e normal. O Santo Padre está apirético (não há febre), os parâmetros hemodinâmicos estão normais (as análises de sangue são regulares), suspendeu o soro e continuou a se alimentar com uma dieta líquida”. O Pontífice se recolheu em oração na parte da tarde, dedicando-se também ao trabalho. Seu dia foi encerrado após receber a Eucaristia.
Audiências gerais seguem suspensas até o dia 18 de junho
De acordo com o Dr. Sergio Alfieri, cirurgião do Papa, eventualmente Francisco poderá retomar suas viagens e atividades normais, porém não deverá levantar objetos pesados. Como precaução deverá permanecer no hospital ao menos pelos próximos cinco dias. As audiências gerais do pontífice seguem suspensas até o dia 18 de junho.
Ainda segundo comunicado da Santa Sé, o Pontífice “está comovido com as muitas mensagens que continua recebendo nessas horas; em particular, deseja dirigir seus pensamentos e agradecimentos às crianças que estão atualmente internadas no hospital pelo carinho e amor recebidos por meio de seus desenhos e mensagens”. Francisco expressou ainda sua gratidão pela proximidade e pelas orações de todos, de forma especial aos que trabalham no hospital onde ele está internado. (EPC)
Deixe seu comentário