Papa Francisco presidirá Solenidade de São Pedro e São Paulo no Vaticano
Na ocasião, o Pontífice realizará a imposição do Pálio aos novos Arcebispos Metropolitanos nomeados por ele ao longo do ano.
Cidade do Vaticano (05/06/2023 12:08, Gaudium Press) No próximo dia 29 de junho, Solenidade de São Pedro e São Paulo, o Papa Francisco presidirá uma Celebração Eucarística na Basílica de São Pedro, no Vaticano.
Imposição do Pálio
Durante a cerimônia, que está marcada para ser iniciada às 9h30 (horário de Roma), o Pontífice realizará também a imposição do Pálio aos novos Arcebispos Metropolitanos de todo o mundo, nomeados por ele ao longo do ano.
Dentre os Arcebispos que, na ocasião, receberão a insígnia das mãos do Papa Francisco estão dois brasileiros: Dom Juarez Souza da Silva, Arcebispo de Teresina (Piauí); e Dom José Carlos de Souza Campos, Arcebispo de Montes Claros (MG).
O que é o Pálio e qual o seu significado?
O Pálio é uma vestimenta litúrgica usada na Igreja Católica, que consiste numa faixa de tecido de lã branca que é colocada sobre os ombros dos Arcebispos, recordando a unidade com o sucessor de Pedro. O termo vem da palavra latina “pallium” que significa “manto de lã”.
Ele representa a ovelha que o pastor carrega nos ombros, assim como fez ‘o Bom Pastor’, Nosso Senhor Jesus Cristo, com a ovelha perdida. Ou seja, Palio é a representação simbólica da missão pastoral do Bispo. O Pálio representa também uma das prerrogativas dos Arcebispos Metropolitanos: é o símbolo de jurisdição a eles outorgada, estando em comunhão com a Santa Sé.
O Pálio é feito de lã, significando a aspereza da repreensão aos rebeldes. Já a sua cor branca representa a benevolência para com os humildes e penitentes. Quatro cruzes, localizadas na parte dianteira, atrás, à direita e à esquerda, simbolizam a vida, a ciência, a doutrina e o poder que o Bispo deve possuir. Além disso, também recordam as quatro virtudes cardeais. Como símbolo da Fé na paixão de Cristo, as mesmas são tingidas de púrpura. (EPC)
Deixe seu comentário