Arcebispo de Tóquio é o novo presidente da Caritas Internationalis
Dom Tarcisius Isao Kikuchi, que sucede o Cardeal Luis Antonio Tagle, também é presidente da Conferência Episcopal do Japão e secretário-geral da Federação das Conferências Episcopais Asiáticas.
Redação (15/05/2023 17:01, Gaudium Press) No último sábado, 13, durante o terceiro dia de sua assembleia geral, a Caritas Internationalis elegeu o seu novo presidente. O nome escolhido foi o de Dom Tarcisius Isao Kikuchi, Arcebispo de Tóquio, que assumirá o cargo para um mandato de quatro anos, podendo ser reeleito para um segundo mandato.
O novo presidente da Caritas assegurou, diante dos 400 delegados presentes na assembleia, que a instituição “deve estar na linha de frente para receber, acompanhar, servir e defender os pobres e vulneráveis” e que “esta missão deve ser mantida e captar todas as atenções dos membros da confederação”.
Breve biografia de Dom Tarcisius Isao Kikuchi
Nascido em Iwate no dia 1º de novembro de 1958, Tarcisius Isao Kikuchi foi ordenado sacerdote no dia 15 de março de 1986, servindo como missionário em Gana, na África, onde foi pároco em uma paróquia rural por oito anos. Em 2004 foi nomeado Bispo de Niigata e em 2017 foi nomeado Arcebispo de Tóquio.
Dom Tarcisius Isao Kikuchi, que sucede o Cardeal Luis Antonio Tagle, tornou-se o segundo presidente da Caritas Internationalis da Ásia. Atualmente, ele também é presidente da Conferência Episcopal do Japão e secretário-geral da Federação das Conferências Episcopais Asiáticas.
Desde 1995 Kikuchi trabalha com a organização Caritas, tendo atuado como Diretor Executivo da Caritas Japão de 1999 a 2004 e presidente da Caritas Japão de 2007 a 2022. Entre os anos de 1999 a 2004, foi membro do Comitê Executivo da Caritas Internationalis. Já entre o período de 2011 a 2019, foi presidente da Caritas Asia e membro do Conselho Representativo. (EPC)
Deixe seu comentário