Ecclesia Cantic: centenas de jovens dedicam-se ao canto gregoriano e polifônico
A Ecclesia Cantic reúne jovens dos 18 aos 35 anos que visam apoiar a qualidade do canto litúrgico e a beleza das celebrações nas dioceses, paróquias e movimentos eclesiásticos.
Redação (09/05/2023 15:04, Gaudium Press) Em Toulouse, na França, cerca de 500 jovens se reuniram nos dias 6, 7 e 8 de maio para o encontro Ecclesia Cantic 2023, cuja missão é apoiar a qualidade do canto litúrgico e a beleza das celebrações em dioceses, paróquias e movimentos eclesiais.
A Ecclesia Cantic ocorre a cada 18 meses, tendo como objetivo o aprimoramento do canto litúrgico. O evento já teve quatro edições, em Grenoble, em 2016, Paris, em 2018, Angers, em 2019, Lyon, em 2021, e Lille, em 2022.
Este encontro encoraja os participantes a “aprofundar o repertório do canto polifônico para melhor servir a liturgia”, explica Marion Pontier, responsável pela edição de Toulouse. “A ideia é promover missas bonitas, mostrando como são compostos os diferentes cânticos para acompanhar momentos específicos da liturgia – ofertório, comunhão etc –, mas também descobrir talentos jovens”. É uma oportunidade de “conduzir a Deus através da beleza”.
Na Ecclesia Cantic, os participantes puderam assistir a palestras, oficinas técnicas e espirituais, animação dos fiéis, composição. Corais também foram enviados ao centro da cidade para levar a alegria do Evangelho às pessoas. Houve também um grande concerto aberto ao público em geral. No domingo, os participantes foram divididos em coros para animar as missas dominicais.
Com informações Religion Confidencial
Deixe seu comentário