Escoteiros fazem peregrinação ao Monte Saint Michel
A Associação dos Guias e Escoteiros da Europa (AGSE) promoveu um encontro com cerca de 1.600 chefes de escoteiros da Europa, no Monte Saint-Michel, na França
Redação (09/05/2023 15:00, Gaudium Press) A Associação dos Guias e Escoteiros da Europa (AGSE) promoveu entre os dias 6 a 8 de maio um encontro com os chefes dos escoteiros da Europa, no Monte Saint-Michel, na França.
No último sábado, 6 de maio, exatamente 1.646 chefes de escoteiros, homens e mulheres, se reuniram nas proximidades do Monte Saint-Michel para atravessar a baía rumo à abadia.
Uma vez chegados no Monte Saint-Michel, os escoteiros tiveram um período de oração e de meditação. Também foi organizada uma cerimônia para abençoar o “Baussant”, como é conhecido o estandarte da Associação, que ostenta uma cruz de oito pontas sobre fundo branco e preto.
Esta é a primeira grande assembleia dos chefes escoteiros desde 2018. Além de ter sido o primeiro evento após o Covid, a edição de 2023 é especial pois recorda a primeira peregrinação dos pioneiros do movimento escoteiro.
Em 1966, foi feita a primeira peregrinação ao Monte Saint-Michel. A peregrinação de 66 está na origem do símbolo utilizado pelos escoteiros da AGSE, o famoso estandarte “Baussant”.
Ele foi adornado nesta ocasião com seu atual fundo branco e preto, simbolizando a luta contra o bem e o mal. Luta que foi retratada em atividades lúdicas ao longo do último fim de semana entre os escoteiros.
Após a subida ao Monte Saint-Michel, os escoteiros ficaram acampados no castelo de Bonnefontaine, distante cerca de 20 quilômetros da Abadia do Monte São Michel. No acampamento, eles tiverem outras atividades ao longo dos três dias de encontro.
Além dos jogos e de conferências sobre técnicas de escotismo, o fim de semana dos escoteiros foi repleto de momentos de oração, de silêncio e de participação na Santa Missa. O aspecto religioso, revela um pouco o caráter “missionário” dos escoteiros. (FM)
Deixe seu comentário