Gaudium news > Nas provações, jamais se impacientar!

Nas provações, jamais se impacientar!

Não devemos fugir das dificuldades; antes, devemos suportá-las com paciência, meio eficaz para que os nossos desejos e inclinações redundem em atos de virtuosos.

Foto: Christian Erfurt/ Unsplash

Foto: Christian Erfurt/ Unsplash

De grande interesse para a vida espiritual, o consagrado autor Lorenzo Scupoli nos diz:

“Quando estiveres passando por uma dificuldade e te esforçares por suportá-la com paciência, não te deixes persuadir pelo demônio ou pelo amor-próprio no sentido de desejar livrar-te dela, pois isso te acarretaria dois danos principais.

Em primeiro lugar, ainda que esse desejo não te desvie de imediato da virtude da paciência, acabaria por conduzir-te pouco a pouco à impaciência.

Em segundo lugar, tua paciência seria menos meritória, e Deus te recompensaria apenas pelo tempo que sofreste, enquanto que, se te entregas inteiramente à sua vontade divina, ainda que sofras pouco, o Senhor te recompensará como se tivesses padecido muito mais por Ele.

Toma, pois, como regra geral, manter os teus desejos afastados de qualquer outro objeto que não seja aquele que constitui o seu único e verdadeiro fim, que é a VONTADE DE DEUS. Desse modo, eles serão justos e retos, e, diante de qualquer contrariedade, não somente estarás tranquila, mas contente, pois, como nada acontece sem que seja a vontade de Deus, se a desejas, terás.

Embora isso não se aplique aos pecados próprios ou alheios, porque Deus não os quer, aplica-se às aflições que decorrem desses pecados ou de qualquer outro motivo, ainda que sejam tão violentas e penetrantes que, chegando ao fundo do coração, quase arranquem as raízes da vida natural, pois isto faz parte da cruz com que Deus se compraz em favorecer, às vezes, os seus amigos mais íntimos e queridos”.

Extraído de: Lorenzo Scupoli. O combate espiritual. São Paulo: Cultor de Livros, 2019, p.127.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas