Espanha e América Hispânica comemoram Dia da Cruz
Vários países da América Hispânica celebram publicamente a Santa Cruz com procissões, orações e música no dia 3 de maio recordando a data na qual Santa Helena encontrou o Sagrado madeiro de Cristo
Redação (03/05/2023 06:20, Gaudium Press) O dia 3 de maio é conhecido como o “dia da Cruz”, a “festa das Cruzes” ou ainda “Cruz de maio” em muitos países da América Espanhola como Chile, Equador, El Salvador, Guatemala, México, Paraguai, Peru, Colômbia, Venezuela e inclusive a própria Espanha.
Liturgicamente, o dia recebe o nome de “Invenção da Santa Cruz”, fazendo referência ao termo do latim “inventio” que significa “descoberta”, “encontro”. De fato, foi no dia 3 de maio de 366 que Santa Helena encontrou a Cruz do Salvador.
A festa da Santa Cruz de Maio foi durante séculos considerada a principal festa litúrgica para venerar a Cruz, objeto escolhido por Deus para operar a Redenção do mundo.
Contudo, a festa perdeu destaque após o motu proprio “Rubricarum instructurum” de João XIII que estabeleceu o dia 14 de setembro como o dia da “Exaltação da Santa Cruz”, dia que comemora a consagração da Igreja do Santo Sepulcro de Jerusalém, e o principal dia comemorativo da Santa Cruz na Igreja universal.
Comemorações na Espanha
Porém, em vários países da América, o dia 3 de maio continua a ser celebrado com grande entusiasmo e procissões. Os fiéis costumam sair em procissões até um ponto alto da cidade onde uma cruz é instalada e os participantes depositam flores, cantam e rezam junto ao símbolo do Catolicismo.
As comemorações variam um pouco de cidade para cidade. Merece especial menção a região de Andaluzia, na Espanha, conhecida por suas procissões de Semana Santa e que no dia 3 de maio tem celebrações não menos importantes.
Em Granada, por exemplo, a celebração do Dia da Cruz começa no dia 2 de maio. Durante dois dias, as ruas da cidade são tomadas por flores e pessoas vestidas à moda flamenca cantando e tocando música.
Em 2023, ao todo 51 cruzes podem ser visitadas nas ruas, praças, pátios e escolas da cidade de Granada. A cidade também realiza um concurso para eleger as cruzes mais belas do ano. (FM)
Deixe seu comentário