Papa Francisco recebe primeiro-ministro da Ucrânia
Denys Shmyhal reforçou o convite para que o Santo Padre visite a capital Kiev e conversou sobre a guerra que ocorre no país.
Cidade do Vaticano (27/04/2023 14:35, Gaudium Press) Na manhã desta quinta-feira, 27, o Papa Francisco recebeu em audiência no Palácio Apostólico o primeiro-ministro da Ucrânia, Denys Shmyhal. Segundo comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé, o encontro durou meia hora.
Logo depois, o ilustre visitante foi recebido pelo secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Pietro Parolin, e pelo secretário para as Relações com os Estados e as Organizações Internacionais, Dom Paul Richard Gallagher.
Convite para o Papa visitar a Ucrânia
Dentre os temas tratados ao longo dos encontros estavam, como se era de esperar, algumas questões relacionadas à guerra na Ucrânia, dando destaque especial ao aspecto humanitário e aos esforços para restaurar a paz no país. Também se tratou sobre as atividades da Igreja na Ucrânia.
Shmyhal reforçou o convite para que o Papa Francisco visite a capital Kiev e lhe pediu ajuda para que as crianças ucranianas detidas, presas e deportadas à força para a Rússia voltem para casa. Além disso, se conversou sobre uma fórmula de paz e a possível ajuda do Vaticano para cumprir todas as etapas do plano de paz do presidente Zelensky.
Troca de presentes
Na tradicional troca de presentes, o Santo Padre ofereceu ao primeiro-ministro ucraniano: uma peça em bronze representando uma flor nascendo e a inscrição ‘A paz é uma flor frágil’; a Mensagem pela Paz deste ano de 2023; o Documento sobre a Fraternidade Humana; o livro sobre a Statio Orbis de 27 de março de 2020, editado pela Livraria do Vaticano; e o volume ‘Uma Encíclica sobre a Paz na Ucrânia’.
Já o líder ucraniano presenteou Francisco com: a reprodução de um jarro de cerâmica na forma de um galo, que sobreviveu a um bombardeio perto de Kiev, e feixes de trigo da Ucrânia; além de um livro de fotos sobre a guerra em andamento e a resistência do povo ucraniano. (EPC)
Deixe seu comentário