Gaudium news > Culto anglicano realizado na Basílica de São João de Latrão

Culto anglicano realizado na Basílica de São João de Latrão

O clero anglicano que participou do culto é anglo-católico. Apesar do nome, não estão em comunhão com a Igreja Católica.

Lazio Roma SGiovanni1 tango7174

Redação (22/04/2023 10:17, Gaudium Press) No dia 18 de abril passado, um bispo anglicano e 50 clérigos celebraram um culto anglicano no altar-mor da Basílica Papal de São João de Latrão. Eles se reuniram com o Dicastério para a Promoção da Unidade dos Cristãos e foram pessoalmente saudados pelo Papa Francisco após sua Audiência Geral semanal, em 19 de abril de 2023.

Em um comunicado divulgado no dia 20, Dom Guerino Di Tora, arcipreste da Basílica de Latrão, declarou que o incidente foi resultado de uma “falha na comunicação” e que “expressa profundo pesar pelo que aconteceu”. De fato, a “celebração anglicana de 18 de abril na basílica católica violou as normas canônicas”.

 Um liturgista católico tradicionalista, Dr. Peter Kwasniewski, escreveu no Facebook:

“Eu não sou de forma alguma um ‘antianglicano’… Mas é absolutamente inapropriado para o papa (ou alguém agindo com sua autorização) conceder permissão aos anglicanos para ‘ter missa’ na Basílica de Latrão, a catedral do bispo de Roma, quando o próprio rito venerável de Roma foi posto para fora das igrejas e expulso dos altares laterais de São Pedro. O absurdo nunca acabará?”

Dr. Kwasniewski acrescentou que “não acredita em qualquer intercomunhão entre os corpos eclesiais que não confessam a mesma doutrina, sacerdócio e moral. Sou bom amigo de vários anglicanos, ortodoxos e protestantes, mas não compartilhamos o mesmo altar e vasos sagrados”.

O clero anglicano que participou do culto é anglo-católico. Apesar do nome, o grupo está em comunhão com a Igreja Anglicana e não em comunhão com a Igreja Católica. Eles são como a Igreja Ortodoxa e aplicam métodos da Igreja Católica Romana, porém, não aceitam a supremacia do papa.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas