Igreja Católica nos EUA sofreu quase 70 ataques desde janeiro de 2023
Este é o maior número em comparação aos últimos cinco anos, quando os casos no país começaram a ser registrados.
Estados Unidos – Washington (17/04/2023 16:56, Gaudium Press) Uma pesquisa realizada pelo ‘Family Research Council’ revelou um aumento alarmante no número de ataques contra templos católicos nos Estados Unidos no primeiro trimestre deste ano de 2023.
Só no primeiro semestre foram registrados 69 ataques
De acordo com o relatório, durante este período foram relatados 69 incidentes de vandalismo, incêndio criminoso, incidentes relacionados a armas, ameaças de bomba e outras formas de hostilidade contra a Igreja Católica no país.
Segundo o estudo, intitulado ‘Hostility Against Churches’, só no primeiro semestre deste ano foram registrados: 53 ocorrências de vandalismo; 10 ataques incendiários, tentativas de incêndio criminoso ou incêndios com causas desconhecidas; 3 incidentes relacionados a armas de fogo; e 3 ameaças de bomba.
Crescimento dos ataques contra a Igreja Católica
O mês de janeiro foi o período no qual ocorreu o maior número de incidentes (43), seguido pelo mês de fevereiro com (14) e março com (12). Seguindo esta tendência, a quantidade de incidentes este ano será o maior desde os seis anos em que este tipo de pesquisa começou a ser realizada no país.
Comparando com os cinco anos anteriores é perceptível o aumento no número de ataques. Em 2018, durante este mesmo período foram registrados 15 ataques, no ano de 2019 foram 12, em 2021 foram 14 e em 2022 o número chegou a 22. No primeiro semestre de 2020 não foi registrado nenhum ataque contra a Igreja Católica no país durante o primeiro semestre.
Perseguição contra católicos em diversos estados do país
No total, 29 estados foram atingidos pelos ataques, apesar de que a maioria deles tenha acontecido na Carolina do Norte, com sete ocorrências, seguido por Tennessee e Ohio, com cinco episódios. Além disso, Flórida, Missouri e Pensilvânia registraram quatro incidentes cada um.
Apesar dos meses de fevereiro e março terem registrado menos ataques em comparação com o mês de janeiro de 2023, os números causam preocupação nos católicos do país por serem altos demais em comparação com os anos anteriores. (EPC)
Deixe seu comentário