Gaudium news > Mais de 20 detidos pelo regime de Ortega durante a Semana Santa

Mais de 20 detidos pelo regime de Ortega durante a Semana Santa

As detenções estão relacionadas com a proibição de manifestações públicas de fé durante a Semana Santa decretada pela ditadura.

Foto: Wikipedia

Foto: Wikipedia

Redação (13/04/2023 09:45, Gaudium Press) Embora a expulsão do sacerdote panamenho Donaciano Alarcón e a prisão do jornalista Víctor Ticay tenham recebido bastante destaque no noticiário internacional, talvez esses dois acontecimentos tenham escondido um mais grave: o fato de pelo menos 21 pessoas terem sido presas na Nicarágua durante a Semana Santa, por eventos relacionados à proibição de expressão religiosa pública decretada pelo regime de Ortega, segundo noticiou Nova.news.

O maior número de ocorrências foi registrado em Masaya, local onde estão profundamente enraizadas as tradições de procissões e outras expressões religiosas, embora, em geral, tal ocorra em todo o país. Segundo informações, cinco pessoas foram presas nesta cidade, e oito igrejas sofreram cerco policial.

O clima de perseguição religiosa não diminui mas aparentemente aumenta o fervor dos católicos nicaraguenses, que lotaram as igrejas nesses dias santos.

Isso não impediu que, como ‘presente’ de Páscoa, o regime de Ortega tenha confiscado o mosteiro das irmãs trapistas, que deixaram o país em fevereiro. Anteontem, 11 de abril, o governo informou verbalmente ao bispo de Juigapa que o mosteiro estava passando para as mãos do regime.

“Tínhamos deixado o mosteiro sob a administração da diocese enquanto estava sendo feito a gestão junto ao MIGOB (Ministério do Interior) do fechamento voluntário da Associação”, declararam as religiosas de clausura.

Contudo, no dia 3 de março, algumas autoridades já haviam dito verbalmente ao bispo que ele não poderia ir ao mosteiro, e que ali iria funcionar uma filial do Instituto Nicaraguense de Tecnologia Agropecuária.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas