Gaudium news > Dois membros de Associação humanitária católica são mortos na Etiópia

Dois membros de Associação humanitária católica são mortos na Etiópia

Dois membros da organização humanitária Catholic Relief Services (CRS) foram mortos a tiros na Etiópia, no último domingo

perseguicao religiosa

Redação (11/04/2023 11:50, Gaudium Press) Dois membros da organização humanitária Catholic Relief Services (CRS) foram mortos a tiros na Etiópia, no último domingo.

O comunicado sobre a morte dos dois membros da CRS foi feito pela diretora de comunicações da ONG, Kim Pozniak. Ela informou que o fato aconteceu na região de Amara, na cidade de Kobo.

Os detalhes sobre a morte de Chuol Tongyik, um dos responsáveis da segurança da CRS, e de Amare Kindeya, motorista, ainda permanecem desconhecidos.

Sabe-se entretanto que os dois estavam vindo da capital, Addis-Abeba em direção a Amara quando foram atingidos por artilharia pesada.

Contudo, é difícil estabelecer a situação atual de Amara pois a imprensa está proibida de entrar. A Organização católica com sede nos Estados Unidos atua na Etiópia há mais de 60 anos.

Zemede Zewdie, representante do CRS na Etiópia, disse em um comunicado: “Estamos profundamente chocados e tristes com esta violência sem sentido”.

A região de Amara está sendo palco de manifestações violentas após a decisão do governo de suprimir a Unidade de Forças Especiais da região.

O governo da Etiópia prepara um processo de desmilitarização e decidiu começar por suprimir as “Forças Especiais” que contribuíram no conflito contra o Tigré.

A população descontente com tal decisão, decidiu retomar as ruas desde a última quinta-feira, 6 de abril, em manifestações violentas contra o governo.

A guerra entre Etiópia e Tigré terminou em novembro de 2022 com a assinatura de um acordo. Porém, a Etiópia continua dividida e enfrenta conflitos locais entre os diferentes povos que constituem a Etiópia. (FM)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas