França: mais muçulmanos praticantes do que católicos
Importantes dados foram fornecidos pelo Instituto Nacional de Estatística e Estudos Econômicos da França.
Redação (10/04/2023 15:52, Gaudium Press) O Instituto Nacional de Estatística e Estudos Econômicos da França (INSEE) revela que, embora o catolicismo continue sendo a primeira religião a ser professada pelos franceses, a porcentagem de católicos é muito baixa, apenas 29% da população.
Por outro lado, encontra-se em crescimento o número de muçulmanos, confirmando ser a segunda religião na França, a qual representa 10% da população. Já o número de pessoas que se declaram de outra afiliação cristã aumentou, chegando a 9% da população.
Há também um aumento no número de pessoas que se dizem sem filiação religiosa, que são 58% dos que não têm ascendência migratória, 19% dos imigrantes que chegaram com 16 anos ou mais e 26% dos descendentes de dois pais imigrantes. A França parece ser uma ‘fábrica’ de criação de pessoas não religiosas.
A prática religiosa
Uma coisa é afirmar ser de uma religião, outra diferente é frequentar os locais de culto. Assim, apenas 8% dos católicos frequentam regularmente uma igreja, contra pouco mais de 20% dos demais cristãos, muçulmanos, budistas e 34% dos judeus.
Esses números têm como consequência que, hoje na França, em termos absolutos, há mais muçulmanos que frequentam os locais de culto do que católicos.
As estatísticas sobre a transmissão da fé também favorecem a expansão do islamismo no país de São Luís Rei: 91% das pessoas criadas em uma família muçulmana seguem a religião de seus pais. Isso ocorre com 84% dos judeus, 67% dos católicos e 69% dos demais cristãos.
Deixe seu comentário