Nicarágua: jornalista preso por transmitir procissão religiosa
Víctor Ticay é um jovem jornalista do Canal 10 da televisão local.
Redação (10/04/2023 11:56, Gaudium Press) No dia 5 de abril passado, Víctor Ticay transmitiu uma atividade religiosa na sua página do Facebook “La Portada”, site de notícias local que dirige. No dia seguinte, quinta-feira de manhã, Ticay teria sido detido pelo regime de Ortega e levado para a sinistra prisão de El Chipote. Em seguida, o vídeo de La Portada foi excluído da página do jornalista.
“O governo da Nicarágua voltou a mostrar pouco respeito pelo direito à liberdade de expressão em meio a um clima absurdo de censura total, que se estende até mesmo às atividades religiosas”, declarou o Diretor do Comitê para a Proteção dos Jornalistas – organização sem fins lucrativos sediada em Nova York – Carlos Martínez de la Serna. “As autoridades devem libertar imediatamente o jornalista Victor Ticay e cessar sua implacável campanha para intimidar, ameaçar de exílio e silenciar a imprensa.”
Por sua vez, no dia 8, o relator para a liberdade de expressão da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), Pedro Vaca, afirmou que “segundo denúncias públicas, o jornalista Víctor Ticay havia sido detido pela polícia nicaraguense. A ausência do Estado de Direito e a arbitrariedade com que as autoridades se comportam aumentam a preocupação”.
A organização Alertas Libertad de Prensa Nicarágua exige “a libertação imediata do jornalista e o respeito aos seus direitos fundamentais”, enfatizando que “jornalismo não é crime”.
Com informações Aciprensa
Deixe seu comentário