Semana Santa: outro sacerdote expulso da Nicarágua
Na segunda-feira santa, o sacerdote panamenho Donaciano Alarcón foi expulso da Nicarágua pela ditadura de Daniel Ortega e Rosario Murillo, acusado de incitar o povo contra o governo ao mencionar Dom Rolando Álvarez nas orações.
Redação (05/04/2023 12:00, Gaudium Press) Em novo ataque à Igreja Católica, a ditadura da Nicarágua expulsou do país o padre panamenho Donaciano Alarcón, após celebrar a Eucaristia no início desta Semana Santa. Ele estava fazendo uma experiência com os sacerdotes claretianos há um ano e meio.
Em uma entrevista à rádio RPC do Panamá, o sacerdote esclareceu que sua expulsão não foi por realizar uma procissão no Domingo de Ramos fora do templo, mas sim por mencionar nas orações Dom Rolando Álvarez, bispo de Matagalpa e administrador apostólico de Estelí.
Ele foi interceptado na rodovia por uma viatura policial que o levou à fronteira, e disseram-lhe que “aqui não podes mais entrar”. Ao pedir seu passaporte, os policiais disseram que lho dariam depois de atravessar a fronteira da Nicarágua para Honduras.
Pe. Donaciano Alarcón também esclareceu que nunca dirigiu comentários específicos contra nenhum partido político ou grupo social. No entanto, apesar de não questionar o poder, o sacerdote foi acusado de supostamente organizar o povo contra o governo.
Desta forma, as relações entre o governo de Daniel Ortega e a Igreja continuam vivendo momentos de grande tensão, marcados pela expulsão e prisão de sacerdotes, a proibição de atividades religiosas, incluindo as procissões da Semana Santa, como a Via-Sacra.
Em declarações, o Arcebispo do Panamá pediu solidariedade ao povo da Nicarágua, um país mergulhado em uma longa crise. “Os homens de fé acreditam no poder da oração […] pedimos justamente que cesse a violência dos violentos. […] Sendo humanos, esquecemos a dimensão que estamos aqui passando e nos cremos eternos. […] Mas há um poder no Céu que, mais cedo ou mais tarde, coloca cada um em seu lugar”, ressaltou o Arcebispo do Panamá.
Deixe seu comentário