Gaudium news > Vaticano vai lançar satélite em missão espacial

Vaticano vai lançar satélite em missão espacial

A Santa Sé anunciou que vai enviar literalmente ao “espaço” um discurso do Papa Francisco pronunciado em 2020. Com efeito, trata-se do lançamento de um satélite espacial planejado pela Santa Sé

adventure aeroplane aircraft airplane arctic cold 602566

Redação (28/03/2023 12:00, Gaudium Press) Foi apresentado pelo Vaticano, na última segunda-feira 27 de março, um projeto que tem como objetivo enviar ao espaço um livro digital em miniatura contendo uma mensagem do Papa Francisco.

O “nano-livro” partirá ao espaço em 10 de junho de 2023 a bordo do foguete Falcon 9 da empresa Space X. A mensagem do Papa ficará na órbita a 525 km de altitude. O lançamento será feito na Califórnia, na base aérea de Vandenberg.

Na prática, o livro digital é uma peça metálica de aproximadamente 2mm e ficará acoplada em um mini-satélite do tamanho de um paralelepípedo de 34 centímetros e 3 quilos, conhecido como Cube Sat, projetado por estudantes italianos da Escola Politécnica de Turim.

Um sistema de transmissão de ondas vai permitir que a mensagem seja difundida em diferentes idiomas (inglês, espanhol e italiano) e captada através da terra na frequência 437,5 MHz. Mais detalhes técnicos podem ser conferidos no site oficial da missão espacial.

O mini-livro será protegido por um vidro de safira capaz de suportar temperaturas extremas bem como radiações solares. Segundo o projeto, o satélite tem por objetivo ficar em órbita no máximo 12 anos antes de desintegrar-se.

“Spei Satelles” (Satélite da esperança) foi o nome escolhido para batizar o projeto espacial coordenado pelo Vaticano, pela Agência Espacial Italiana (ASI) e por outras universidades italianas.

De fato, a mensagem de Francisco, que vai ganhar o espaço, foi proferida em 27 de março de 2020, durante a pandemia. Na ocasião, o Santo Padre pediu ao mundo “amedrontado e perdido” rever “suas prioridades”. 

Giorgio Saccoccia, presidente da Agência Espacial Italiana, afirmou que o objetivo é transmitir uma mensagem de esperança além das fronteiras terrestres “para alcançar o maior número possível de mulheres e homens em nosso planeta”. (FM)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas