Exposição exceptional da Santa Túnica de Cristo acontecerá em 2025
A relíquia da Santa Túnica da Paixão de Cristo será exposta novamente na Basílica de Argenteuil para celebrar o Jubileu Mundial em 2025, a última exposição da relíquia aconteceu em 2016
Redação (28/03/2023 10:30, Gaudium Press) Dom Stanislas Lalanne anunciou aos fiéis reunidos na basílica de Argenteuil, no último domingo 23 de março, que a exposição da relíquia da Santa Túnica (ou Santa Veste) não será mais feita apenas em 2034, como previsto.
O Bispo da diocese de Pontoise (França) anunciou que excepcionalmente a relíquia da Santa Túnica do Salvador será exposta em 2025, ano do Jubileu.
A notícia da exposição é um fato raríssimo, pois a fim de conservar a relíquia, a Santa Túnica costuma ser exposta apenas duas vezes no século à veneração dos fiéis.
A última vez que a relíquia foi exposta ao público aconteceu em 2016, ano da Misericórdia proclamado pelo Papa Francisco. Na ocasião, cerca de 220 mil fiéis compareceram para venerar a relíquia.
Foi explicado que a relíquia será inteiramente exposta e não apenas no relicário, quando é exposta dobrada para a veneração dos fiéis. As datas precisas da exposição ainda não estão definidas, mas sabe-se que ela será feita na basílica de Argenteuil, região metropolitana de Paris.
Com efeito, a Santa Túnica da Paixão de Cristo está há séculos ligada à cidade de Argenteuil, há mais de 1200 anos a relíquia é guardada aí.
A autenticidade da relíquia é confirmada por vários estudos científicos mostram que as marcas de sangue presentes no tecido pertencem ao mesmo grupo sanguíneo do Santo Sudário de Turim e do Sudário de Oviedo.
Em 2025, acontecerá o Jubileu Mundial com o tema “peregrinos da Esperança”. A Túnica será inteiramente desdobrada e os fiéis poderão buscar junto a ela um tempo de alento espiritual. Em 2025, celebra-se 1700 anos do Concílio de Nicéia, que condenou a heresia do arianismo e decretou o dogma da Divindade de Jesus Cristo. (FM)
Deixe seu comentário