China: fiéis devem se registrar para participar de cultos
As autoridades comunistas de uma província central da China exigem que os cristãos preencham um formulário online para participar dos cultos religiosos.
Redação (08/03/2023 11:06, Gaudium Press) O regime comunista da China inventou uma nova forma de controlar os cristãos que desejam participar de alguma cerimônia religiosa nas igrejas. Eles devem se registrar online através do aplicativo “Smart Religion” para obter a permissão. Assim, os fiéis devem preencher informações pessoais, incluindo nome, número de telefone, número de identificação, residência permanente, ocupação e data de nascimento, antes de fazer uma reserva para a aprovação do departamento religioso da província.
O aplicativo, desenvolvido pela Comissão de Assuntos Étnicos e Religiosos da Província de Henan, não permite palavras-chave religiosas como templo, mesquita, cristianismo e catolicismo.
Henan é a terceira província mais populosa e tem uma das maiores populações cristãs da China. Cerca de sete milhões dos mais de 98 milhões de habitantes da província são cristãos, de acordo com os dados oficiais.
Segundo a ChinaAid, uma instituição de caridade cristã com sede nos Estados Unidos, o número de cristãos que frequentam os cultos nas igrejas caiu devido à exigência desta permissão. O desenvolvimento e o lançamento deste aplicativo fazem parte dos esforços do governo comunista para “gerenciar estritamente a religião de maneira abrangente”, em parte coletando dados sobre fiéis religiosos, e para fazer com que seus seguidores sigam e implementem as ideologias e propósitos políticos do partido.
Deixe seu comentário