Milhares de jovens viveram a Via Sacra nas dioceses de Portugal
O principal objetivo da iniciativa é preparar o país para viver a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), programada para ocorrer em Lisboa entre os dias 1º a 6 de agosto.
Portugal – Lisboa (02/03/2023 14:57, Gaudium Press) Com o objetivo de preparar o país para viver a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), programada para ocorrer em Lisboa entre os dias 1º a 6 de agosto, o Comitê Organizador Local (COL) convidou todas as Dioceses portuguesas a unirem-se em uma Via-Sacra.
Através desta iniciativa, realizada na última sexta-feira, 24 de fevereiro, o COL pretendeu “mobilizar as Dioceses de todo o país a viverem este momento com os jovens, já a pensar na Via Sacra que se realizará a 4 de agosto com o Papa, mas também como forma de preparação e reflexão para a Páscoa”
Peregrinação dos Símbolos da JMJ
Os símbolos da JMJ, que seguem percorrendo o país, atualmente se encontram na Arquidiocese de Braga, localizada no norte de Portugal. A peregrinação da Cruz Peregrina e do Ícone Mariano ‘Salus Populi Romani’ tem sido surpreendente para os organizadores.
Segundo Alberto Gonçalves, coordenador executivo do Comité Organizador Diocesano (COD) de Braga, em entrevista à Agência Eclesia, “temos sido surpreendidos pela massa de jovens e de toda a população que se quis associar aos símbolos e à sua passagem”.
Já para o Bispo auxiliar de Braga, Dom Delfim Gomes, esta peregrinação dos símbolos da JMJ na Arquidiocese está sendo empolgante pela participação da juventude, tornando-se uma verdadeira lufada de ar fresco. Na próxima sexta-feira, 3, os símbolos da JMJ serão entregues à Diocese de Aveiro.
Jornada Mundial da Juventude
Criada em 1985 por São João Paulo II, a Jornada Mundial da Juventude consiste em um encontro de milhares de jovens católicos provenientes de diversas Dioceses do mundo. Essas Jornadas acontecem entre dois a três anos, e em cada edição o Papa escolhe um novo país para sediar o evento.
A primeira edição ocorreu no ano de 1986, em Roma, as outras edições da JMJ ocorreram nas seguintes cidades: Buenos Aires (1987), Santiago de Compostela (1989), Czestochowa (1991), Denver (1993), Manila (1995), Paris (1997), Roma (2000), Toronto (2002), Colónia (2005), Sidney (2008), Madrid (2011), Rio de Janeiro (2013), Cracóvia (2016) e Panamá (2019). (EPC)
Deixe seu comentário