Missionário carmelita é atingido por mina terrestre na República Centro-Africana
Um missionário italiano de 71 anos de idade se dirigia para uma missão quando foi atingido por um mina terrestre na República Centro-Africana
Redação (13/02/2022 08:00, Gaudium Press) O sacerdote italiano, Norberto Pozzi, de 71 anos de idade, foi vítima de um grave acidente na República Centro-Africana.
Na última sexta-feira, 10 de fevereiro, o religioso dirigia um carro no qual estavam: um irmão carmelita, um catequista e alguns pedreiros, quando uma mina antipessoal explodiu na passagem do veículo.
Eles deviam fazer uma visita de quatro dias em um vilarejo para evangelizar a população e reparar a igreja local. Os demais tripulantes do automóvel sofreram apenas ferimentos leves.
O acidente aconteceu a 400 quilômetros da capital Bangui. O sacerdote foi levado de helicóptero pelos soldados da ONU até a capital onde passou por uma operação delicada na tentativa de salvar sua perna.
Padre Norberto corria risco grave de morrer, mas um confrade afirmou que seu estado de saúde está melhorando. Nos próximos dias, o carmelita será transportado para um hospital da ONU, em Entebbe, Uganda.
Missionário desde 1980
O carmelita descalço chegou no país como missionário em 1980. Na época, Padre Norberto era leigo e trabalhou como pedreiro durante 8 anos nas missões dos carmelitas na República Centro-Africana. Posteriormente, ele retornou à Itália onde foi ordenado sacerdote e voltou para Bangui em 1995.
O país da República Centro-Africana sofre com a presença de diferentes grupos armados. O país conheceu vários golpes de estado desde sua independência em 1960, o que deu origem a diversos grupos rebeldes.
O atual presidente, Faustin-Archange Touadera que foi protegido durante anos pelos mercenários russo de Wagner, está em seu segundo mandato desde que assumiu o governo em 2016. (FM)
Com informações de Vatican News
Deixe seu comentário