Papa Francisco presidirá Missa e procissão de Quarta-Feira de Cinzas em Roma
As cinzas ocupam um destacado lugar durante as cerimônias de abertura dos exercícios quaresmais.
Cidade do Vaticano (17/02/2023 10:00, Gaudium Press) O Departamento das Celebrações Litúrgicas da Santa Sé divulgou a programação litúrgica do Papa Francisco para o início da Quaresma, iniciada com a Quarta-feira de Cinzas, que este ano será celebrada no dia 22 de fevereiro.
O Santo Padre participará da Statio que será realizada na Igreja de Santo Anselmo às 16h30 (horário de Roma). Logo depois, ocorrerá a procissão penitencial até a Basílica de Santa Sabina, que contará com a presença de cardeais, arcebispos, bispos, monges beneditinos de Santo Anselmo, padres dominicanos de Santa Sabina e alguns fiéis.
Ao término da procissão, o Pontífice presidirá a Celebração Eucarística na Basílica de Santa Sabina com o rito da bênção e imposição de cinzas.
Imposição das cinzas
As cinzas ocupam um destacado lugar durante as cerimônias de abertura dos exercícios quaresmais. Elas são o produto da incineração dos ramos bentos que já foram usados como sacramental no Domingo de Ramos do ano anterior. Suas cinzas são abençoadas e usadas como um novo sacramental que vai nos recordar o espírito com o qual se deve viver o Tempo da Quaresma.
Na cerimônia de abertura da Quaresma realiza-se a imposição dessas cinzas bentas. Para impô-las, o sacerdote traça uma cruz sobre a fronte dos fiéis, enquanto repete as palavras: “Converte-te e crê no Evangelho” ou, também para recordar que nosso lugar definitivo que não é aqui na terra, mas no Céu, o sacerdote diz: “Recorda que és pó e em pó te tens de converter”. (EPC)
Deixe seu comentário