Dom João Carlos retorna a Maputo como arcebispo coadjutor
Dom João Carlos, que em março de 2017, partiu de Maputo em direção a Chimoio, deixando na comunidade uma “sensação de vazio”, agora faz o caminho inverso e retorna como arcebispo coadjutor.
Missa de Ação de Graças pelo episcopado de Dom João Carlos, em Chimoio. (Foto: Divulgação)
Redação (12/01/2023 12:33, Gaudium Press) No próximo domingo, 15 de janeiro de 2023, Dom João Carlos Hatoa Nunes tomará posse como arcebispo coadjutor da Arquidiocese de Maputo, de onde se mudou, em março de 2017, para atuar como Bispo na Diocese de Chimoio.
Nomeado pelo Papa Francisco para a nova função de arcebispo coadjutor, Dom João Carlos se despede de Chimoio e retorna a Arquidiocese de Maputo, onde deixou saudades e muitos amigos.
No dia 8 de janeiro, foi celebrada uma Missa Solene de Ação de Graças pelo episcopado de Dom João Carlos na Diocese de Chimoio. A cerimônia foi presidida pelo Núncio Apostólico em Moçambique, Dom Piergiorgio Bertoldi, e concelebrada por Dom Francisco Chimoio, arcebispo de Maputo, Dom Francisco Silota, bispo emérito de Chimoio, Dom António Juliasse, bispo de Pemba, e vários sacerdotes.
Caminho inverso
Dom Francisco Chimoio, arcebispo de Maputo, foi o celebrante da Missa de despedida de Dom João Carlos, quando de sua transferência para a Diocese de Chimoio, em 2017. A Missa foi celebrada na Paróquia São Francisco Xavier do Benfica, onde Dom João Carlos fez o seu catecumenato.
Na cerimônia de despedida do então bispo auxiliar, um jovem paroquiano chamado Valdo da Costa resumiu o sentimento da comunidade em relação à partida de Dom João Carlos: “um misto de gratidão, tristeza e de alegria”.
“O meu sentimento é de felicidade, pelo engrandecimento, pela sua indicação a bispo da Diocese de Chimoio. E sentimento de tristeza, pois é o ir de um irmão presente, que nos ajudava muito e sempre foi muito ativo. Ele deixa em nós, a comunidade, um vazio. Mas, lhe endereçamos votos de bom trabalho na sua nova missão episcopal em Chimoio”, foram estas as palavras do jovem na ocasião.
Última Homilia como Bispo de Chimoio
Dom João Carlos, foi quem proferiu a homilia da celebração, a última como bispo da Diocese de Chimoio. Emocionado, citou o Papa Francisco, falando sobre a necessidade de os pastores se despedirem do seu rebanho e agradeceu a todos os que contribuíram para a sua ação pastoral.
No final da celebração, através de uma mensagem conjunta, os fiéis da Diocese de Chimoio, agradeceram a Dom João Carlos, pelo serviço pastoral prestado.
A Governadora da Província de Manica, Francisca Tomás, e o Secretário de Estado, Edson Macuacua, participaram da Celebração Eucarística e destacaram a contribuição Dom João Carlos nos cinco anos em que atuou como bispo naquela região.
O clero da Diocese de Chimoio, religiosos e religiosas, familiares do Arcebispo Dom João Carlos e um grande número de fiéis estiveram presentes para homenageá-lo. Também participaram da celebração representantes de outras confissões religiosas, entre eles, o bispo da Igreja Anglicana.
Dom João Carlos
Dom João Carlos nasceu no dia 8 de março de 1967, na Beira, capital da província de Sofala, em Moçambique. Frequentou o Seminário Médio de Cristo-Rei, nos anos 1985 e 1986, e o Seminário Maior de Santo Agostinho, entre 1987 e 1992, onde cursou Filosofia e Teologia.
Foi ordenado Sacerdote no dia 4 de junho de 1994. Desempenhou vários cargos na Arquidiocese de Maputo, entre eles o de chanceler e o de diretor da Rádio Maria. Esteve à frente do episcopado na Diocese de Chimoio desde março de 2017, e agora retorna a Maputo no cargo de arcebispo coadjutor. O seu lema episcopal é: “No meio de vós como aquele que serve”.
Deixe seu comentário