Gaudium news > Ano Jubilar do nascimento e beatificação de Santa Teresinha do Menino Jesus

Ano Jubilar do nascimento e beatificação de Santa Teresinha do Menino Jesus

No dia 8 de janeiro, ocorrerá a abertura solene do Ano Jubilar, no santuário de Lisieux.

Therese 1570x830 1

Redação (03/01/2023 15:16, Gaudium Press) Por que este ano de 2023? Porque os símbolos se acumulam. Nesta segunda-feira, 2 de janeiro de 2023, os fiéis celebraram o 150º aniversário do nascimento de Thérèse Martin (1873-1897). Ademais, nos dias 29 e 30 de abril, será celebrado o centenário de sua beatificação.

Por isso, o Papa Francisco concedeu indulgências, que podem ser conquistadas fazendo uma peregrinação aos santuários de Lisieux e Alençon (França), terra natal de Santa Teresinha e de seu pai Luis Martín, que também neste ano será comemorado seu 200º aniversário de nascimento em agosto.

O início solene do Ano Jubilar será no Santuário de Lisieux, no domingo, 8 de janeiro, com a missa e a abertura da Porta Santa, por Monsenhor Habert, Bispo de Bayeux e Lisieux.

Nos dias 29 e 30 de abril, o arcebispo de Marselha, Cardeal Jean-Marc Aveline, presidirá uma missa solene no Carmelo de Lisieux, por ocasião do 100º aniversário da beatificação de Santa Teresinha. A seguir, as relíquias da santa sairão em procissão do Carmelo até a Basílica, para serem expostas à veneração dos fiéis.

“É uma grande graça para o santuário de Alençon, juntamente com o de Lisieux, de celebrar o 150º aniversário do nascimento e batismo de Santa Teresa do Menino Jesus”, declarou o padre Stéphane Cailliaux, encarregado interino de comunicações do santuário.

Todos os anos, 800.000 peregrinos franceses ou estrangeiros visitam o local onde ela morava.

UNESCO comemora os 150 anos do seu nascimento

Os 150 anos do nascimento de Santa Teresa do Menino Jesus foram inscritos na lista de aniversários de personalidades da UNESCO para o biênio 2022-2023. Com efeito, a Unesco costuma indicar pessoas importantes que, cada uma à sua maneira, no seu tempo e como testemunhos de hoje, trabalharam nas áreas da paz, educação, ciência, ciências sociais e comunicação.

Como disse São Pio X, Santa Teresinha é “a maior santa dos tempos modernos”.

Thérèse Martin, mais conhecida como Santa Teresinha de Lisieux, ou Santa Teresinha do Menino Jesus, nasceu em 2 de janeiro de 1873, na rue Saint-Blaise 50 em Alençon, na casa da família Martin (hoje o coração vivo do santuário) e foi batizada em 4 de janeiro, na igreja, agora basílica, Nossa Senhora de Alençon.

Teresa do Menino Jesus e da Sagrada Face quis levar uma vida escondida, “num deserto”. Ela tinha consciência de que a sua fé, vivida nos pequenos atos cotidianos, se fosse baseada no amor, ultrapassaria os muros do Carmelo e todas as fronteiras.

Sua morte ocorreu em 30 de setembro de 1897, sendo canonizada em 1925; dois anos mais tarde foi declarada padroeira das missões e, em 1944, padroeira da França com Santa Joana d’Arc.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas