Gaudium news > Índia: multidão vandaliza igreja católica

Índia: multidão vandaliza igreja católica

Uma igreja católica foi vandalizada por suspeita de realizar conversões religiosas e um policial foi ferido durante protesto de tribos no distrito de Narayanpur, em Chhattisgarh, Índia.

Foto: ucanews

Foto: ucanews

Redação (02/01/2023 11:00, Gaudium Press) O interior da Igreja do Sagrado Coração na aldeia de Narayanpur, no distrito de Bastar, no estado indiano de Chhattisgarh, foi vandalizada neste 2 de janeiro, após um conflito entre nativos que seguem a religião animista e os que seguem a fé cristã. Centenas de aldeões armados com bastões de madeira e barras de ferro marcharam em direção à Igreja do Sagrado Coração, quebrando as vidraças, destruindo o altar, o crucifixo, as imagens da igreja e espalhando as hóstias consagradas, além de quebrar os móveis.

Em 31 de dezembro de 2022, membros de comunidades tribais haviam realizado manifestações de protesto contra as supostas conversões religiosas, após as quais ocorreram confrontos entre grupos tribais e cristãos. Os povos nativos não-cristãos insistem para que seus colegas cristãos abandonem a fé cristã e retornem às suas práticas animistas tradicionais. Mas os cristãos se recusaram a fazê-lo.

Nesta segunda-feira, membros do Sarva Adivasi Samaj convocaram um protesto contra esses confrontos, nos quais alguns de seus membros teriam sido feridos. O protesto se tornou violento e uma multidão invadiu o complexo da igreja.

Para evitar que a situação saísse do controle, foi feito o destacamento da polícia na área. Entretanto, o superintendente de polícia de Narayanpur, Sadanand Kumar, que tentou acalmar a multidão, ficou ferido, sendo encaminhado ao hospital para atendimento, sua condição foi considerada estável após levar pontos na cabeça, enquanto havia cerca de dez outros policiais feridos.

Os agitadores tribais protestavam contra a “conversão desenfreada” que ocorria na região e alegavam que os cristãos estavam atacando, de uma forma ou de outra, o povo tribal.

O superintendente Kumar disse aos repórteres: “As comunidades tribais convocaram uma reunião para esta segunda-feira e seus líderes pediram-me para realizar o evento pacificamente. Mas algumas pessoas de repente foram atacar uma igreja e os policiais correram para o local. Enquanto tentava controlar a situação, fui atacado na cabeça por trás. Investigação será feita contra os infratores.”

O pároco da Igreja do Sagrado Coração, Padre Jomon Devasia, declarou que a situação permanece tensa.

Mais de 1.000 nativos que seguem a fé cristã foram expulsos de suas casas nas aldeias perto de Narayanpur nos últimos meses, segundo fontes da Igreja.

Com informações Ucanews.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas