Diocese de Imperatriz inaugura museu de arte sacra
A diocese de Imperatriz, no Maranhão, inaugurou um museu de arte sacra após receber uma doação de objetos sacros
Redação (27/12/2022 07:30, Gaudium Press) A diocese de Imperatriz, no Maranhão, recebeu um presente inesperado nas vésperas do Natal…
Conceição Formiga, uma colecionadora de objetos religiosos, decidiu doar à diocese sua coleção de terços e presépios.
Colecionadora há mais de 39 anos, Conceição possuía 1002 terços provenientes de várias partes do Brasil e do mundo e 350 presépios.
A coleção de terços conta com presentes dos últimos três Papas, um terço de 140 anos que pertenceu a seu bisavô e outros exemplares feitos de diferentes matérias primas: madeira, pedra e resina, além de um presépio feito em ébano, madeira preciosa da África.
Museu de Arte Sacra de Imperatriz
A colecionadora explicou que fez a doação porque queria colocar a coleção em um lugar seguro. A iniciativa de Conceição impulsionou a diocese de Imperatriz a tirar do papel um projeto antigo: a criação de um museu de arte sacra.
Dom Vilsom Basso, Bispo de Imperatriz, agradeceu a doação e se alegrou pois trata-se de um “presente que a Igreja Católica também devolve à sociedade” e explicou que o museu vai revitalizar a vida da diocese.
O museu foi inaugurado na última terça-feira, 20 de dezembro, ao lado da catedral de Fátima, mas a diocese já tem planos de ampliação para 2023.
Segundo o planejamento, a diocese pretende inaugurar um segundo andar para expor objetos sacros doados pela população. (FM)
Deixe seu comentário