Gaudium news > Papa Francisco preparou carta de renúncia em caso de problemas de saúde

Papa Francisco preparou carta de renúncia em caso de problemas de saúde

O Santo Padre concedeu uma entrevista ao diário espanhol ABC, no qual tratou de diversos temas, dentre os quais se destaca essa carta de renúncia.

Papa Francisco preparou carta de renuncia em caso de problemas de saude

Foto: Divulgação/Vatican Media.

Cidade do Vaticano (19/12/2022 12:09, Gaudium Press) O Papa Francisco concedeu uma entrevista ao editor do diário espanhol ABC, Julián Quirós, e ao correspondente no Vaticano, Javier Martínez-Brocal. Durante a conversa, o Santo Padre revelou que logo no início de seu pontificado, entregou ao então secretário de Estado Cardeal Tarcisio Bertone uma carta de renúncia em caso de impedimento por razões médicas.

Carta de renúncia

“Eu já assinei a minha renúncia. Foi quando Tarcisio Bertone era secretário de Estado. Assinei a renúncia e lhe disse: ‘em caso de impedimento médico ou o que quer que seja, aqui está a minha renúncia. O senhor a tem’. Não sei a quem Bertone deu, mas eu dei a ele quando ele era secretário de Estado”, divulgou o Pontífice, recordando que outros Papas também tiveram essa atitude, tais como Paulo VI e Pio XII.

Guerra na Ucrânia

Em seguida, foi tratado sobre a guerra na Ucrânia, tema sobre o qual Francisco já se pronunciou mais de cem vezes. “Eu faço o que posso. Eles não ouvem”, lamentou. “O que está acontecendo na Ucrânia é aterrorizante. Há uma enorme crueldade. É muito sério. E isto é o que eu denuncio continuamente”, advertiu. Em seguida, afirmou não conseguir ver um fim a curto prazo. Para o Pontífice, esta já é uma guerra mundial na qual há muitos interesses envolvidos.

Futuros conclaves

Sobre os trabalhos dos futuros Conclaves, que alguns acreditam que podem ser dificultados pela falta de conhecimento entre os cardeais criados por Francisco, provenientes de lugares diferentes e distantes, o atual Pontífice reconheceu o problema do ponto de vista humano, porém recordou que “é o Espírito Santo que trabalha no Conclave”. Inclusive ele revelou a proposta de um Cardeal alemão de que somente Cardeais que vivem em Roma participassem da eleição do próximo Papa e em seguida questionou: “É esta a universalidade da Igreja?”.

Papa Emérito Bento XVI

Por fim, perguntaram sobre seu relacionamento com o atual Papa Emérito Bento XVI. Francisco descreveu o seu predecessor como “um Santo” e “um homem de alta vida espiritual”, revelando ainda que o visita com certa frequência, sentindo-se edificado por seu olhar. “Ele tem um bom senso de humor, está lúcido, muito vivo, fala suavemente, mas segue a conversa. Admiro sua lucidez. Ele é um grande homem”, concluiu. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas