Cardeal Severino Poletto, Arcebispo emérito de Turim, morre aos 89 anos
O cardeal Poletto faleceu na noite de sábado, 17 de dezembro de 2022, na casa de Testona em Moncalieri.
Itália – Roma (19/12/2022 10:09, Gaudium Press) O Cardeal Severino Poletto, Arcebispo emérito de Turim, faleceu na noite do último sábado, 17, na casa de Testona em Moncalieri, para onde havia se retirado após sua renúncia em 2010. O purpurado completaria 90 anos no dia 18 de março.
Pesar do Papa Francisco e do atual Arcebispo de Turim
O atual Arcebispo de Turim, Dom Roberto Repole, publicou uma nota no site da Arquidiocese no qual, juntamente com toda a Igreja de Turim, manifestou seu pesar pela morte do Cardeal e confiou a alma do Arcebispo emérito de Turim a Nosso Senhor Jesus Cristo, o Bom Pastor.
Já o Papa Francisco, enviou um telegrama dirigido ao Arcebispo de Turim, exprimindo sua proximidade e condolências à Arquidiocese e a todos que o conheciam. Após recordar alguns dos feitos do purpurado, o Pontífice recomendou sua alma a Jesus, o Bom Pastor, “para que, por intercessão da Bem-aventurada Virgem Maria e de São João Batista seja recebido na Cidade Eterna”.
Breve histórico do Cardeal Roberto Repole
Roberto Repole nasceu em Salgareda (Treviso) no dia 18 de março de 1933. Em 1953 ingressou no Seminário Maior, sendo ordenado sacerdote em 29 de junho de 1957. Se tornou Arcebispo de Turim em 5 de setembro de 1999, sendo criado Cardeal por João Paulo II em 24 de fevereiro de 2001. Anteriormente foi Bispo de Fossano (1980-1989) e de Asti (1989-1999).
Dentre suas atividades pastorais podemos recordar do grande plano de ‘missões’ que envolveu toda a Diocese em um itinerário de vários anos, concluído pela ‘redditio fidei’ em Roma. Também foi um apaixonado Guardião do Santo Sudário: cuidando de duas Exposições e decidindo pelo início dos trabalhos de restauração da relíquia, que agora oferece uma imagem mais clara do ícone. (EPC)
Deixe seu comentário