Cardeal Odilo ordena sete novos diáconos para a Arquidiocese de São Paulo
Durante a cerimônia de ordenação diaconal, o Arcebispo de São Paulo destacou que as três palavras que resumem a missão dos diáconos são: anúncio, caridade e oração.
São Paulo (15/12/2022 10:10, Gaudium Press) No último sábado, 10, o Arcebispo Metropolitano de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer, presidiu a ordenação de sete novos diáconos na Catedral da Sé. A cerimônia, que foi concelebrada pelos sete Bispos auxiliares da Arquidiocese e por dezenas de sacerdotes, contou com a presença de inúmeros fiéis, dentre os quais estavam presentes amigos e familiares dos ordenandos.
Dentre os ordenados estavam quatros seminaristas e um religioso, que seguirão o caminho rumo ao sacerdócio: Alysson Antunes Carvalho, Romulo Freire Barroso, Miguel Lisboa Aguiar Marcondes, Yago Barbosa Ferreira e o frade agostiniano Jeferson Dias da Silva. Já os outros dois, Luiz Angelo Fortuna e Walmir Cardoso dos Santos, se tornaram diáconos permanentes.
A missão dos diáconos se resumem em três palavras: anúncio, caridade e oração
Em sua homilia, o Cardeal Odilo destacou que os diáconos agem em nome da Igreja, que, através de um longo processo formativo, os prepara e acompanha. Em seguida, fazendo alusão ao Ano Vocacional do Brasil, ressaltou que essas ordenações diaconais são resultado de um trabalho vocacional iniciado anteriormente e que para prosseguir com sua missão, a Igreja necessita dos ministros ordenados.
Após definir que as três palavras que resumem a missão dos diáconos são: anúncio, caridade e oração, o purpurado explicou que os diáconos devem servir no anúncio da Palavra de Deus, realizar diretamente o serviço da caridade e serem homens de oração, pois é isso que os diferenciará de agentes sociais. “Vocês farão muita caridade social, mas como diáconos, como homens de Deus, devem aparecer o seu espírito de Fé, de oração e de serviço agregado aos irmãos”, frisou.
Atuação dos novos diáconos seminaristas
O Padre José Adeildo Pereira Machado, Reitor do Seminário de Teologia Bom Pastor, concedeu uma entrevista ao ‘O São Paulo’, jornal oficial da Arquidiocese, no qual esclareceu qual será a atuação dos novos diáconos seminaristas. De acordo com o sacerdote, após a designação para as respectivas regiões episcopais, eles serão encaminhados para as atividades pelo vigário episcopal, conhecendo também outros organismos da Arquidiocese.
Segundo o Reitor, esse é um exercício importante para esses diáconos, pois “eles estão às portas da ordenação presbiteral e, com essa vivência, terão em mãos aquilo que é próprio do ser padre, a realidade de uma paróquia, e, assim, vão se aprofundando, descobrindo o que significa fazer parte de um presbitério, e estarão mais próximos da missão que o Bispo lhes pedir”, concluiu. (EPC)
Deixe seu comentário