Papa concede o título de Basílica menor à igreja na Croácia
A cerimônia que oficializou a elevação do templo croata foi presidida pelo Arcebispo de Zagreb, Cardeal Josip Bozanić, no dia 8 de dezembro, Solenidade da Imaculada Conceição.
Croácia – Zagreb (13/12/2022 16:53, Gaudium Press) A igreja de Santo Antônio de Pádua em Zagreb (Croácia) foi elevada à dignidade de Basílica Menor pelo Papa Francisco. O decreto do Dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos foi lido pelo núncio apostólico na República da Croácia, Mons. Giorgio Lingua.
A cerimônia que oficializou a elevação do templo croata foi presidida pelo Arcebispo de Zagreb, Cardeal Josip Bozanić, no dia 8 de dezembro, Solenidade da Imaculada Conceição, e concelebrada por 50 sacerdotes, dentre eles ministros provinciais das congregações religiosas na Croácia.
Incentivo ainda maior para visitas ao Santuário
No início da celebração, o Inspetor da Província croata dos Franciscanos Conventuais, Padre Miljenko Hontić, ressaltou que “esta cerimônia de declaração da igreja como Basílica vem como uma coroa dos grandes aniversários que nós, Franciscanos Conventuais, celebramos este ano, que são os 100 anos desde a nossa chegada da costa adriática croata aqui em Zagreb e os 90 anos desde a fundação da paróquia de Santo Antônio de Pádua”.
Ele também acrescentou o desejo de que “a elevação de nossa igreja à honra de uma Basílica seja um incentivo ainda maior para que todos venham à esta igreja com ainda mais alegria e recebam em abundância a misericórdia, o perdão, a força e a graça de Deus, para que no mundo de hoje, eles possam realmente florescer como verdadeiros lírios e assim espalhar a fragrância de Deus de sua proximidade, cuidado e, acima de tudo, amor imensurável por cada ser humano e, assim, tornar este mundo mais belo, mais nobre e melhor”.
Quanto mais somos de Maria, mais somos de Cristo
Em sua homilia, o Cardeal Bozanić destacou a brilhante imagem de Santa Maria, aurora do Natal, aurora da nossa salvação, que a Igreja coloca diante de cada fiel no tempo do Advento para melhor se preparar para o encontro com Jesus. “Maria foi cheia de graça desde o início da sua existência terrena, envolvida no amor de Deus. Maria não foi tocada pelo pecado, nem pela mancha do pecado original, nem por nenhum pecado, portanto, vale dizer: quanto mais somos de Maria, mais somos de Cristo”, assegurou.
Por fim, ele ressaltou que a nova Basílica será importante para os fiéis da Arquidiocese de Zagreb e para todos os peregrinos que visitarem este santuário antoniano na Croácia, onde existe uma devoção particular a Santo Antônio e à Imaculada Conceição. “Que este seja o lugar santo de seu encontro com Deus, o Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo no Espírito Santo que nos foi dado. Que este seja o lugar santo de crescimento de sua comunidade eclesial. Que seus sacrifícios espirituais sejam oferecidos aqui para a salvação de vocês e do mundo inteiro”, concluiu. (EPC)
Deixe seu comentário