Tradução brasileira do Missal Romano será apresentada à Santa Sé
Após a apresentação dos documentos ao Dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, será necessário aguardar o posicionamento do organismo da cúria romana.
Redação (07/12/2022 15:22, Gaudium Press) No próximo dia 15 de dezembro, a Comissão Episcopal para os Textos Litúrgicos (CETEL) apresentará à Santa Sé a revisão da tradução brasileira da 3ª Edição Típica do Missal Romano.
Fruto de 19 anos de trabalho, antes de chegar à Santa Sé, o material diagramado pela Edições CNBB foi apresentado ao secretário-geral da CNBB, Dom Joel Portella Amado, e ao subsecretário-adjunto geral, Padre Patriky Samuel Batista, que puderam conferir a organização e diagramação do Missal.
Ritual de Instituição de Catequistas
Na ocasião, também será entregue a tradução do Ritual de Instituição de Catequistas e um documento explicando o processo de revisão da tradução do Missal, aprovado na etapa presencial da 59ª Assembleia Geral da CNBB, em agosto.
Antes de levar as traduções para a Cúria Romana, o Bispo de Paranaguá (PR) e presidente da Comissão, Dom Edmar Peron, e o assessor, Padre Leonardo Pinheiro, participarão de uma reunião em Fátima, Portugal, com a Comissão para a Liturgia da Conferência Episcopal Portuguesa.
Não é somente um trabalho de adequação
Comentando as novidades desta nova tradução do Missal Romano, Dom Joel explicou que “o trabalho não é só de adequação, mas também trazer para o texto inúmeros outros textos que foram sendo enriquecidos ao longo desses últimos anos, para uma versão mais completa”. A diagramação conta com a inserção de ilustrações tiradas da obra de Cláudio Pastro encontradas no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida.
Após a apresentação dos documentos ao Dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, será necessário aguardar o posicionamento do organismo da cúria romana, que poderá aprovar de duas formas: a primeira (confirmatio) refere-se à confirmação da tradução do material a partir do texto original em latim oferecido pela Santa Sé; já a segunda (recognitio) é o reconhecimento do que foi inserido pela Conferência. (EPC)
Deixe seu comentário