Goiânia receberá 19º Congresso Eucarístico Nacional em 2027
Dom João Justino Medeiros da Silva, Arcebispo de Goiânia, em união com as Dioceses do Regional Centro-Oeste da CNBB (Distrito Federal e Goiás), ficará responsável pela preparação deste evento.
Pernambuco – Recife (17/11/2022 10:03, Gaudium Press) A próxima edição do Congresso Eucarístico Nacional será realizada na cidade de Goiânia, capital do estado de Goiás, entre os dias 3 a 7 de setembro de 2027. A notícia foi divulgada pelo secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Joel Portella Amado, durante o encerramento do 18º Congresso Eucarístico, em Recife, Pernambuco.
Início dos preparativos para o evento de 2027
Dom João Justino Medeiros da Silva, Arcebispo de Goiânia, já iniciou, em união com as Dioceses do Regional Centro-Oeste da CNBB (Distrito Federal e Goiás), os preparativos para este importante evento. Na ocasião do anúncio, o prelado recebeu das mãos do Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, uma réplica do ostensório do 18º Congresso Eucarístico Nacional, que ocorreu na capital pernambucana entre os dias 11 a 15 de novembro.
O Congresso Eucarístico Nacional deste ano seguiu o tema “Pão em todas as mesas” e o lema “Repartiam o pão com alegria e não havia necessitados entre eles” (At 2,46). Ao longo de cinco dias os participantes se aprofundaram teologicamente sobre o sacramento da Eucaristia. O Cardeal Antonio Augusto dos Santos Marto, Bispo emérito de Leiria-Fátima, Portugal, foi o enviado do Papa Francisco para o encontro eucarístico. O purpurado presidiu a Santa Missa de encerramento do evento, que contou com a participação de 1200 sacerdotes e 200 Bispos.
Não há Missa sem missão, afirmou o representante do Papa
Em sua homilia, o purpurado afirmou que ao longo dos dias do encontro eucarístico se viveu uma série de experiências belas e enriquecedoras para todos. Ele também ressaltou que aquela Santa Missa de encerramento era o momento culminante do Congresso Eucarístico Nacional do Brasil, sendo simultaneamente uma celebração de envio.
“De fato, não há Missa sem missão. A própria celebração termina com a bênção e a despedida final: ‘Ide em paz para o mundo!’. É o Senhor Jesus que nos envia como Igreja em saída para levar a bênção, o amor, a alegria e a paz Dele para a vida do mundo. Enviados para dar testemunho, a partir da Eucaristia, vamos, pois, meditar sobre a Eucaristia, profecia de um mundo novo”, concluiu. A comunhão foi seguida por um momento de adoração ao Santíssimo Sacramento e uma procissão eucarística até o pátio da Basílica do Carmo, onde o Cardeal abençoou o Brasil e os participantes do evento. (EPC)
Deixe seu comentário