Gaudium news > Festa do Santo Menino de Cebú voltará a ser celebrada presencialmente em 2023

Festa do Santo Menino de Cebú voltará a ser celebrada presencialmente em 2023

A Basílica Menor do Santo Menino de Cebú anunciou esta semana que decidiu “retomar todas as atividades religiosas da Festa Senhor de Cebu” a partir do próximo ano.

Festa do Senhor de Cebu voltara a ser celebrada presencialmente em 2023

Foto: CBCP/Sammy Navaja.

Filipinas – Cebú (16/11/2022 10:11, Gaudium Press) Após terem sido suspensos nos últimos dois anos por conta das restrições impostas pela pandemia, os tradicionais eventos relacionados à festa do Santo Menino de Cebú, Filipinas, voltarão a acontecer presencialmente em 2023.

Retomada de todas as atividades religiosas

O anúncio foi feito esta semana pela Basílica Menor do Santo Menino de Cebu, que decidiu “retomar todas as atividades religiosas da Festa Senhor de Cebu”, o que inclui: a Caminhada Penitencial com Jesus, no dia 5 de janeiro; as Missas da Novena, celebradas entre os dias 5 a 14 de janeiro; e a Caminhada Penitencial com Maria, no dia 13 de janeiro.

Além disso, também haverá as “translações” para as cidades de Mandaue e Lapu-Lapu; a procissão fluvial; e a procissão da imagem do Santo Menino de Cebu no dia 14 de janeiro. Apesar desse retorno, as autoridades da igreja local exortaram os devotos e peregrinos a continuarem aderindo aos protocolos de saúde existentes contra o Covid-19

História da imagem do Santo Menino de Cebú

A imagem venerada na cidade de Cebú é a mais antiga do país e foi trazida pelo explorador português Fernando Magalhães em 1521, tendo sido outorgada como presente de Batismo à Rainha Joana de Cebú, que junto com seu esposo e mais 800 nativos foram admitidos na Fé Católica em seu primeiro contato com os portugueses. Pouco tempo depois, o explorador português foi assassinado pelos nativos rivais de ilhas próximas e a imagem foi perdida durante um longo tempo.

De maneira providencial, a imagem foi encontrada novamente em 1565 pelas tropas do conquistador espanhol Miguel López de Legazpi, que a recuperaram sem dano algum em uma loja que havia sido incendiada. Os espanhóis consideraram este fato como um milagre e dedicaram a cidade de Cebú à sua proteção, dando-lhe o nome oficial de Cidade do Santíssimo Nome de Jesus. A imagem é venerada na Basílica Menor do Santo Menino, que é por sua vez o templo mais antigo do país. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas