Vaticano promove encontros para explorar o legado de São Pedro Apóstolo
Intitulado como ‘Lectio Petri’, o evento ocorrerá de outubro a março com o objetivo de conhecer ou redescobrir a figura do Apóstolo Pedro através da história, das artes e da cultura.
Cidade do Vaticano (21/10/2022 11:16, Gaudium Press) Na próxima terça-feira, 25 de outubro, será iniciado na Basílica do Vaticano um ciclo de encontros intitulado ‘Lectio Petri’. Promovido pela Basílica de São Pedro, a Fundação Fratelli Tutti e o Pátio dos Gentios, o evento ocorrerá de outubro a março, tendo como objetivo conhecer ou redescobrir a figura do Apóstolo Pedro através da história, das artes e da cultura.
Um personagem que merece ser explorado em profundidade
O primeiro encontro, intitulado “A Vida de São Pedro. As sequelas, as lágrimas e o martírio”, será guiado pelo Cardeal Gianfranco Ravasi, presidente emérito do Pontifício Conselho de Cultura e fundador do “Cortile dei gentili” (Pátio dos Gentios), que comentará importantes passagens do Evangelho nas quais são descritos o Apóstolo e sua vocação.
“Pedro é uma figura fascinante e complexa, narrada desta forma nos Evangelhos, com suas fraquezas e fragilidades. Sua história está repleta de momentos diferentes, quase poderíamos defini-los como ‘fases’, as mesmas que um crente pode passar hoje: a vocação, a crise que levou à traição, e depois a conversão e a reabilitação final. Ele é um personagem um tanto moderno que merece ser explorado em profundidade. Sua figura não é apenas a história de um canonizado, mas a de uma pessoa que arrasta consigo sua própria fraqueza”, destacou o purpurado.
A figura de São Pedro na história e na cultura
O segundo encontro, que está programado para acontecer no dia 17 de janeiro, será focado na figura de São Pedro na história e na cultura. A ‘Lectio Petri’ desta data também contará com a presença do Cardeal Ravasi, que comentará as duas Cartas de São Pedro e algumas passagens da Carta de Plínio, uma das mais antigas fontes que descrevem a vida dos primeiros cristãos.
As conclusões do encontro deste dia, que terá como tema “Dar razões à esperança que há em nós”, serão confiadas ao professor Giuliano Amato, presidente emérito do Tribunal Constitucional italiano e presidente da Fundação Pátio dos gentios, que fará uma reflexão sobre a relação entre a Fé e a sociedade.
São Pedro: um missionário que deve ser cada vez mais conhecido
O ciclo de encontros será concluído no próximo dia 7 de março, com uma ‘Lectio Petri’ ‘Quo vadis’ que contará com a contribuição de personalidades do mundo da cultura para contar como a figura de Pedro atravessou os séculos nas artes, literatura e música.
“Começaremos com quatro compromissos, mas, gostaríamos de reapresentar ciclicamente estes Itinerários de Arte e Fé. Pedro é um missionário que deve ser cada vez mais conhecido: de fato, sua figura nos diz que o divino também pode se manifestar para o mundo através de nosso pobre testemunho”, afirmou o Cardeal Mauro Gambetti, Arcipreste da Basílica de São Pedro e vigário geral do Papa para a Cidade do Vaticano. (EPC)
Deixe seu comentário