Comunidades católicas da China usam aplicativo de celular como instrumento de evangelização
Paróquias e comunidades católicas da China se utilizam de um famoso aplicativo de celular para promover atividades católicas no país
Redação (20/10/2022 07:50, Gaudium Press) Há algum tempo um aplicativo de celular ganha cada vez mais popularidade entre os usuários da China, o Wechat.
O aplicativo de mensagens Wechat está presente em quase todos os celulares do país e é, sem dúvida, o dispositivo de mensagens instantâneas mais utilizado pelos chineses.
Além das trocas de mensagem, o aplicativo permite fazer pagamentos e atestar o “passe-vacinal” contra a Covid-19. Em um país que tem sérias restrições de mobilidade em relação à doença, o aplicativo é extremamente útil.
Dada a familiaridade do povo chinês com o aplicativo, as comunidades católicas da China estão aproveitando as funcionalidades de Wechat para divulgar e promover atividades religiosas.
Grande popularidade entre os jovens
Utilizado por uma imensa maioria da população chinesa, o aplicativo continua contudo a ser mais comum entre os jovens. Isso permite que a divulgação do Evangelho se faça principalmente entre as gerações mais novas.
As dioceses, paróquias e comunidades religiosas têm uma conta própria do aplicativo, geralmente administrado por jovens, que compartilham a programação semanal das atividades pastorais, orações, evangelho, com colegas e amigos de mesma idade.
A atualização diárias das postagens permite um maior engajamento do público. No último dia 7 de outubro, festa de Nossa Senhora do Rosário, a paróquia com o mesmo nome, em Pequim, publicou na sua conta Wechat uma série de fotografias da imagem de Nossa Senhora, bem como vídeos e letras de alguns cânticos litúrgicos.
Nova forma de evangelização
O resultado foi que vários jovens foram motivados a ir à igreja naquele dia após visualizarem a publicação no aplicativo, segundo informou a agência Fides.
Por sua vez, os jovens que foram à igreja também tiraram fotos da cerimônia e compartilharam as imagens com seus coetâneos, o que favorece um efeito de “bola de neve” sobre a divulgação das atividades católicas no país.
A diocese de Pequim utiliza sua conta Wechat para divulgar anúncios aos fiéis, programação e agenda do mês, entre outros avisos e comunicados. (FM)
Deixe seu comentário