Milhares de Católicos no Vietnã celebram martírio de São Pedro Le Tuy
A Igreja Católica no Vietnã reuniu milhares de fiéis para celebrar os 189 anos do martírio de um de seus santos, o Padre Pedro Le Tuy
Redação (15/10/2022 09:00, Gaudium Press) Os católicos da diocese de Hanoi, no Vietnã, fizeram uma peregrinação para comemorar os 189 anos do martírio do padre Pedro Le Tuy.
No último dia 11 de outubro, o Arcebispo de Hanoi, Dom Joseph Vu Van Thien, presidiu uma celebração eucarística pelos 189 anos da morte do mártir Padre Pedro Le Tuy.
A celebração foi feita a céu aberto e congregou cerca de 100 sacerdotes e milhares de fiéis de várias paróquias.
Um exemplo para os católicos
O Arcebispo recordou que o martírio de padre Pedro Le Tuy é um exemplo para todos os católicos ao longo dos últimos 200 anos. Padre Le Tuy testemunhou a fé em Jesus Cristo com o derramamento do próprio sangue, explicou Dom Thien.
“Hoje chegamos à terra espiritual onde Deus está oferecendo inúmeras graças às pessoas através da intercessão das orações de nosso santo”, disse ele.
Em seguida, o Arcebispo convidou os católicos a serem fiéis à missão cristã e a seguir com alegria os passos de Jesus.
Dom Thien recordou que durante a detenção do padre Pedro Le Tuy, as autoridades sugeriram que ele se identificasse como alguém que praticasse um tipo de medicina tradicional e não como um sacerdote.
Essa esquiva poderia salvá-lo da morte. Porém, o sacerdote se recusou e disse que não temia morrer por amor a Cristo.
Participação massiva dos fiéis
A participação massiva dos fiéis é “um sinal claro que Deus recompensa nosso santo e àqueles que testemunham Deus à sua volta”, declarou o Arcebispo de Hanoi.
As festividades duraram dois dias. Os fiéis assistiram as Missas e depois fizeram uma procissão com uma imagem gigante de São Pedro Le Tuy e com as relíquias do santo, através da cidade.
Os fiéis cantavam e tocavam instrumentos musicais em honra ao santo mártir, além de oferecerem flores e incenso ao longo da procissão.
Cerca de 21 paróquias estavam representadas por grupos que executavam danças tradicionais em honra a Nossa Senhora do Rosário.
São Pedro Le Tuy
Nascido na pequena cidade de Bang So, em 17773, o padre Pedro Le Tuy foi ordenado sacerdote e servia nas paróquias de Chan Loc, Dong Thanh e Nam Duong.
Em 1833, padre Le Tuy foi detido por um grupo de anticlericais após ter ministrado a unção dos enfermos a um dos paroquianos que estava doente.
O sacerdote foi decapitado no dia 11 de outubro de 1833 acusado de difundir uma “heresia entre o povo”. O Papa Leão XIII beatificou o padre Le Tuy em 1990 e em 19 de junho de 1988, o Papa João Paulo II o canonizou. (FM)
Deixe seu comentário