Gaudium news > Dois brasileiros são nomeados para dicastérios da Cúria Romana

Dois brasileiros são nomeados para dicastérios da Cúria Romana

Os Cardeais Dom Leonardo Steiner e Dom Paulo Cezar Costa foram nomeados pelo Papa Francisco nesta sexta-feira, 7 de outubro.

Dom Leonardo Steiner e Dom Paulo Cezar Costa

Foto: Divulgação.

Cidade do Vaticano (07/10/2022 15:38, Gaudium Press) Nesta sexta-feira, 7 de outubro, o Papa Francisco nomeou novos integrantes para nove dicastérios da Cúria Romana e na Pontifícia Comissão para a América Latina. Dentre as nomeações estão os nomes de dois cardeais brasileiros: Leonardo Ulrich Steiner, Arcebispo de Manaus; e Dom Paulo Cezar Costa, Arcebispo de Brasília.

Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica

O Cardeal Leonardo Ulrich Steiner foi nomeado para o Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica. Junto dele, também foram nomeados para este Dicastério o Cardeal Fernando Vérgez Alzaga, presidente da Pontifícia Comissão para o Estado da Cidade do Vaticano e do Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano, e Dom Virgílio do Carmo da Silva, Arcebispo de Díli, Timor Leste.

O Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica é o responsável por promover, animar e regular a prática dos conselhos evangélicos, no modo no qual se vive nas formas reconhecidas de vida consagrada, e também na relação com a vida e a ação de sociedades de vida apostólica em toda a Igreja latina.

Dicastério para a Promoção da Unidade dos Cristãos e Pontifícia Comissão para a América Latina

Já o Cardeal Paulo Cezar Costa foi nomeado para o Dicastério para a Promoção da Unidade dos Cristãos, junto de Dom Richard Kuuia Baawobr, Bispo de Wa, Gana. O purpurado brasileiro também foi nomeado para a Pontifícia Comissão para a América Latina junto de Dom Adalberto Martínez Flores, Arcebispo de Assunção, Paraguai.

O Dicastério para a Promoção da Unidade dos Cristãos foi criado em 5 de junho de 1960, sua função é a de aplicar-se com iniciativas oportunas ao empenho ecumênico por recompor a unidade entre os cristãos.

Já a Pontifícia Comissão para a América Latina é um organismo da Cúria Romana que tem por função o estudo dos problemas doutrinais e pastorais relativos à vida e ao desenvolvimento da Igreja na América Latina. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas