Roma promove V Jornada das Catacumbas em honra a São Calisto
Roma vai promover a quinta edição da Jornada das Catacumbas para celebrar os 1800 anos do martírio de São Calisto
Redação (10/10/2022 08:00, Gaudium Press) A cidade de Roma vai promover a V Jornada das Catacumbas por ocasião dos 1800 anos da morte do Papa Calisto (218-222).
Com o tema “Calisto e a invenção das catacumbas”, o evento vai acontecer no próximo dia 15 de outubro e é uma iniciativa da Comissão Pontifícia de Arqueologia Sacra.
A comissão de arqueologia organizou o evento de maneira que visitas guiadas, ateliers para as crianças, um percurso artístico e arqueológico sublinham a figura central do Papa Calisto e do nascimento das catacumbas.
Primeiro cemitério da Igreja em Roma
De fato, a catacumba de São Calisto, localizada na Via Appia Antica, foi o primeiro cemitério da Igreja Católica em Roma. Ali estão enterrados cerca de meio milhão de cristãos, dezenas de mártires e 16 Papas.
A necessidade de sepultar os irmãos na fé levou os cristãos a criarem as primeiras catacumbas: galerias subterrâneas criadas pelos cristãos ou utilizando espaços já existentes.
Os túneis subterrâneos serviam para enterrar os cristãos e mártires de Roma e ao mesmo tempo se transformaram em um refúgio para os cristãos nas épocas de perseguição: Missas, cerimônias, sacramentos eram ali celebrados no subterrâneo.
Evento em Roma e em outras partes da Itália
A V jornada das Catacumbas acontecerá exclusivamente e Roma, no dia 15 de outubro. No domingo, 16 de outubro, outras regiões da Itália também terão a jornada local de catacumbas.
São Calisto, Papa e mártir, cuja memória litúrgica se celebra no dia 14 de outubro. O Papa São Zeferino designou o futuro Papa São Calisto para criar o cemitério que leva seu nome.
São Calisto foi eleito o 16º Papa da Igreja Católica em 218 e foi responsável por defender a Fé Cristã, acolher os cristãos perseguidos e entregar a própria vida como mártir, em 222. (FM)
Deixe seu comentário