Bangladesh recebe primeira escola jesuíta
Os jesuítas inauguraram sua primeira escola internacional de ensino médio, em Bangladesh
Redação (19/09/2022 16:30, Gaudium Press) Os jesuítas abriram sua primeira escola internacional, em Bangladesh. A escola de São Xavier fica localizada no estado de Gazipur próximo de Dhaka.
A escola abriu suas portas e já começou o ano letivo com 34 alunos, embora tenha capacidade para acolher até 600 alunos.
O diretor da escola, padre Probash Rozario, SJ, explicou que foram feitas tentativas para abrir a escola durante a pandemia, mas só agora o intento pode concretizar-se.
Padre Rozario também assinalou a necessidade de haver uma escola de ensino médio inglês na paróquia.
“Queremos acompanhar as crianças no seu crescimento para que se tornem bons cidadãos e patriotas. A intenção não é só educar a mente, mas também educar o coração”, acrescentou o diretor.
Uma escola de valores morais
O lema da escola é “um fogo acende outros fogos”. O Arcebispo de Dhaka, Dom Bejoy D’Cruze, participou da inauguração do estabelecimento e afirmou:
“Em nosso país, são necessários esforços para melhorar o setor educacional. A Igreja oferece assim um testemunho de como fazer o bem à sociedade. Em nossas escolas, queremos tornar os alunos autênticos seres humanos, (…)”.
O Arcebispo assinalou também que os alunos vão receber a melhor educação possível. Dirigindo-se aos professores, Dom Bejoy D’Cruze disse que além do ensino acadêmico, eles devem transmitir aos alunos os valores humanos e cristãos para formar os homens e mulheres para o bem da nação.
Os habitantes da região também se alegraram com a inauguração da escola. Há muito que um estabelecimento de ensino era esperado na região.
“Somos gratos a Deus porque esta escola é uma benção de Deus para nós. Esperamos que nossos filhos e a próxima geração recebam uma educação de qualidade nesta escola”, declarou um habitante da região à Agência Fides.
Os jesuítas e Bangladesh
Os jesuítas foram os primeiros missionários cristãos a chegar em Bangladesh, no século XVI. Contudo, os membros da Companhia de Jesus foram expulsos do país e só retornaram em 1994, após o convite dos bispos de Bangladesh.
Atualmente, os jesuítas contam com três comunidades no território. Vinte e três jovens naturais do país ingressaram na Companhia de Jesus e atuaram em diversas aéreas.
O país tem cerca de 400 mil católicos em uma população de 165 milhões de habitantes. A confissão islâmica é majoritária no país, somando cerca de 90% da população. (FM)
Com informações de Fides.
Deixe seu comentário