João Paulo I é beatificado pelo Papa Francisco
João Paulo I foi beatificado pelo Papa Francisco em uma cerimônia no último dia 4 de setembro, na Praça São Pedro
Redação (05/09/2022 10:00, Gaudium Press) O Papa Francisco presidiu a Missa e a cerimônia de beatificação de seu predecessor, João Paulo I. A Missa foi celebrada no último domingo, 4 de setembro, na Praça São Pedro, no Vaticano.
A cerimônia começou debaixo de chuva e apenas no final o sol pode iluminar os quase 25 mil fiéis que estavam presentes.
Entre os que assistiram a cerimônia estava o presidente da Itália, Sergio Mattarella, o Primeiro Ministro de Mônaco, Pierre Dartout, o antigo vice-presidente de Taiwan, Chien-Jen Chen e o Grão Mestre da Soberana Ordem de Malta, Fra John Dunlap.
Entre os fiéis, uma multidão de italianos assistia a beatificação do último papa italiano. Contudo, os argentinos não eram menos numerosos visto que o milagre atribuído a João Paulo I aconteceu na Argentina.
Após os ritos iniciais da Santa Missa, o pedido oficial de beatificação e a leitura da biografia de João Paulo I, o Papa Francisco pronunciou enfim a fórmula de beatificação do novo bem-aventurado.
Uma enorme foto de João Paulo I foi pendurada no sacada da loja central da Basílica de São Pedro, a tradição que acontece nas cerimônias de beatificação e de canonização no Vaticano.
Uma relíquia do beato, um de seus escritos, foi depositada junto ao altar para que se pudesse continuar a celebração da Eucaristia.
A festa do beato João Paulo I será celebrada no dia 26 de agosto, dia em que foi eleito o 263º Pontífice da história da Igreja.
Albino Luciani, nasceu no dia 17 de outubro de 1912, em Forno di Canale, na Itália. Ele foi eleito como sucessor de São Pedro, no dia 26 de agosto de 1978, quando era então Patriarca de Veneza.
Foi o primeiro Papa a escolher dois nomes como Pontífice: João Paulo. João Paulo I, também conhecido como o “Papa do sorriso” teve um dos pontificados mais curtos da História..
No dia 3 de setembro de 1978, apenas 33 dias após sua eleição, João Paulo I entregava sua alma ao Criador.
O Papa Francisco reconheceu um milagre atribuído a João Paulo I, no último dia 13 de outubro de 2021. Milagre que permitiu a beatificação do Sumo Pontífice. (FM)
Deixe seu comentário