Diocese da Holanda suspende obrigatoriedade da Missa dominical
Face à falta de sacerdotes, a diocese holandesa de Roermond decidiu suspender a obrigatoriedade da Missa dominical nas paróquias de Limburgo
Redação (04/09/2022 09:45, Gaudium Press) A diocese holandesa de Roermond suspendeu a obrigatoriedade da Missa semanal.
O vigário geral da diocese, Monsenhor René Maessen, redigiu uma carta às paróquias informando que a Missa dominical não é mais obrigatória para os fiéis da diocese..
As paróquias da província de Limburgo não podem mais garantir a celebração semanal da Eucaristia. É essa a triste conclusão da diocese de Roermond face à falta de clero.
O principal motivo é a falta de celebrantes. A falta de pessoas nas equipes paroquiais e, até mesmo, a falta de fiéis é outra realidade não menos preocupante.
A carta relata ainda o alto custo do aquecimento a gás e da eletricidade em comparação com o pequeno número de pessoas que frequentam as Missas.
“Embora as razões financeiras nunca devam ser um item principal em questões pastorais, elas também não podem ser desconsideradas”, explicou o vigário geral.
O comunicado do vigário geral deixa claro, entretanto, que as paróquias só devem adotar a medida caso não haja outra solução.
Contudo, a decisão pode representar “um primeiro passo rumo ao fechamento de uma igreja”, explicou Maessen.
Com efeito, o número reduzido de sacerdotes e fiéis é uma realidade antiga na Holanda. Em algumas regiões do país, é comum que fiéis de várias paróquias diferentes se congreguem para uma celebração em comum da Missa dominical. (FM)
Deixe seu comentário