Assim ficou o Colégio Cardinalício após o consistório deste sábado
Atualmente o Colégio Cardinalício é constituído por 226 integrantes, destes, 132 são eleitores e 94 não-eleitores.
Cidade do Vaticano (29/08/2022 12:22, Gaudium Press) Após o consistório deste último sábado, o Colégio Cardinalício cresceu de 206 para 226 integrantes, destes, 132 são eleitores e 94 não-eleitores, ou seja, não poderão votar em um possível conclave elegendo o próximo Papa.
Dos Cardeais representados no Colégio dos Cardeais: 50 foram nomeados pelo Papa João Paulo II, dos quais onze ainda têm direito a voto; 64 foram nomeados pelo Papa Bento XVI, 38 deles têm direito a voto; e 112 foram nomeados pelo Papa Francisco , 83 poderão votar.
Itália é o país com maior número de Cardeais
A Europa lidera em número de Cardeais, 40,1 por cento do Colégio dos Cardeais são europeus. O país com mais purpurados é a Itália, com 48 cardeais, dos quais 20 são eleitores. Países territorialmente maiores, tais como os Estados Unidos ou o Brasil possuem menos cardeais. De fato, os Estados Unidos possuem 16 purpurados dos quais 10 são eleitores e já o Brasil tem 8 dos quais 6 são eleitores.
Países representados pela primeira vez no Colégio Cardinalício
Alguns países estão pela primeira vez representados no Colégio Cardinalício: o Paraguai, com Adalberto Martínez Flores; o Timor Leste, com Virgílio Do Carmo da Silva; Cingapura, com William Goh ; Mongólia, com Giorgio Marengo, o cardeal mais jovem do colégio, com apenas 48 anos. Atualmente, o Cardeal mais velho é o Arcebispo emérito de Luanda, Alexandre do Nascimento, com 97 anos de idade.
Cardeais pertencentes a ordens ou congregações religiosas
O Colégio Cardinalício está constituído ainda por 52 cardeais que pertencem a ordens ou congregações religiosas, 31 deles são eleitores. Os mais representados são os salesianos com 10 membros, dos quais 5 são eleitores. Os jesuítas têm 7 cardeais, dos quais 4 são eleitores. Pela primeira vez, os Legionários de Cristo terão um representante, o espanhol Fernando Vérgez Alzaga. Também os Missionários da Consolata através de Giorgio Marengo ou a Congregação de Jesus e Maria com Jorque Enrique Jiménez Carvajal.
Países representados no Colégio Cardinalício
No total de 89 países estão representados no Colégio Cardinalício. Geograficamente, os Cardeais estarão distribuídos da seguinte forma: a Europa com 104 cardeais, incluindo 53 eleitores; a América com 59 cardeais, incluindo 38 eleitores; a Ásia com 31 cardeais, incluindo 20 eleitores; a África com 27 cardeais, incluindo 17 eleitores; e a Oceania: 5 cardeais, incluindo três eleitores. (EPC)
Deixe seu comentário