Primeiro convento fundado por Santa Teresa de Jesus completa 460 anos
O mosteiro reflete de forma fiel o ideal monástico de Santa Teresa de Ávila, caracterizado por sua simplicidade e austeridade.
Espanha – Ávila (24/08/2022 12:14, Gaudium Press) No dia de hoje, 24 de agosto, completam-se 460 anos da primeira vez que se tocou o sino do convento de São José, localizado em Ávila, o primeiro de muitos fundados por Santa Teresa de Jesus em sua reforma na Ordem do Carmelo.
O mosteiro reflete de forma fiel o ideal monástico de Santa Teresa de Ávila, caracterizado por sua simplicidade e austeridade. Construído por Francisco de Mora no início do século XVII, o edifício se tornou um modelo arquitetônico para a construção de outros templos da Ordem Carmelita e foi declarado Monumento Nacional no ano de 1968.
Procissão da imagem de Santa Teresa de Ávila
Para celebrar essa importante efeméride, que ocorre dentro do Ano Jubilar Teresiano, a Diocese de Ávila programou a saída, de forma extraordinária, da imagem de Santa Teresa a Grande, conservada em sua casa natal, que seguirá em procissão até o Convento de São José, fundado no ano 1562..
Após a procissão, às 19h (horário local) serão celebradas as vésperas no Convento de São José e em seguida, às 20h, o Arcebispo Emérito de Valladolid, Cardeal Ricardo Blázquez, presidirá uma Santa Missa no local. Ao término da celebração eucarística a imagem retornará à casa da Santa espanhola.
Esta será a sexta vez em toda a história que ocorre este translado. As últimas vezes que o mesmo tinha ocorrido foi: em agosto de 2012, por ocasião dos 450 anos da fundação do convento; no dia 28 de março de 2015, para celebrar o V centenário de nascimento da Santa; e no dia 24 de agosto de 2018, pelo Ano Jubilar Teresiano.
Basílica menor
Recentemente, o Dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos concedeu o título de Basílica Menor à Igreja de Santa Teresa, edificada sobre a casa natal da religiosa carmelita na cidade espanhola de Ávila.
Segundo o documento assinado pela instituição vaticana, a concessão do título de Basílica é uma forma de “intensificar o vínculo com a Igreja de Roma e com o Santo Padre, além de promover sua exemplaridade como centro de particular ação litúrgica e pastoral na Diocese”.
A dedicação do templo, através da qual o mesmo passará a ser reconhecido como Basílica Menor, será celebrada às 20h do próximo sábado, 27 de agosto, por Dom Gil Tamayo. (EPC)
Deixe seu comentário