Jesuítas inauguram primeira colégio católico em Bangladesh
A nova escola priorizará os valores morais e o ensino médio em inglês de nível internacional a um custo relativamente baixo.
Bangladesh – Daca (19/08/2022 15:42, Gaudium Press) Os jesuítas inauguraram no início deste mês de agosto a Escola Internacional de São Xavier, localizada no distrito de Gazipur, próximo da cidade de Daca, capital de Bangladesh. O instituto educacional, que já possui 34 alunos, tem capacidade para receber por volta de 600 estudantes em seu prédio de cinco andares. O slogan da escola é “Um fogo que acende outros fogos”.
A cerimônia de inauguração contou com a presença de uma série de dignitários, incluindo o Arcebispo Oblato Bejoy N. D’Cruze de Dhaka. Na ocasião, o Padre Ripon Rozario, superior da Missão Jesuíta Bangladesh, ressaltou que a ordem religiosa demorou para iniciar o seu apostolado educacional, pois os missionários não puderam se estabelecer por motivos políticos ou geográficos.
Aumento no número de vocações sacerdotais locais
No ano de 1600 foi construída a Ordem Jesuíta construiu a primeira igreja no país. Os missionários jesuítas retornaram no ano de 1994, atendendo ao convite dos Bispos de Bangladesh e se estabelecendo permanentemente no país, onde atualmente fazem parte da província de Calcutá, na Índia.
Ainda segundo o Padre Rozário, ao longo do ano os jesuítas encontraram uma base forte no país graças ao aumento das vocações sacerdotais locais. Esse aumento tornou a comunidade religiosa mais forte e agora, como forma de expansão, iniciaram o apostolado educacional no país.
Valores morais são prioridade
A nova escola priorizará os valores morais e o ensino médio em inglês de nível internacional a um custo relativamente baixo. Segundo o Padre Rozário, a proposta da Escola Internacional de São Xavier é proporcionar uma educação de qualidade aos alunos das zonas rurais.
Atualmente, a Igreja Católica possui cerca de 400 mil membros espalhados em oito Dioceses e administra uma universidade, 10 faculdades e mais de 500 escolas primárias e secundárias, oferecendo educação a cerca de 100 mil alunos por ano. (EPC)
Deixe seu comentário