Gaudium news > Igreja de Cebu se torna o primeiro santuário das Filipinas dedicado a Santa Rosa de Lima

Igreja de Cebu se torna o primeiro santuário das Filipinas dedicado a Santa Rosa de Lima

Cebu agora possui 24 santuários arquidiocesanos, tornando-se a cidade com maior número de Santuários no país.

Igreja de Cebu se torna o primeiro santuario das Filipinas dedicado a Santa Rosa de Lima

Foto: Divulgação/Arquidiocese de Cebu.

Filipinas – Cebu (19/08/2022 12:11, Gaudium Press) As Filipinas ganharam recentemente o seu primeiro santuário arquidiocesano dedicado a Santa Rosa de Lima. O templo paroquial está localizado na cidade de Daanbantayan, no extremo norte da província insular de Cebu.

A paróquia foi fundada em 1858 e sua igreja, um dos templos patrimoniais mais preservados da província, foi inaugurada em 1886. A centenária imagem de madeira de Santa Rosa de Lima realizou diversas visitas pastorais nas paróquias da Arquidiocese.

435 anos de nascimento de Santa Rosa de Lima

Através de um decreto assinado no dia 19 de julho e tornado público em 13 de agosto, o Arcebispo de de Cebu, Dom José Palma aprovou a petição para elevar a paróquia ao status de Santuário Arquidiocesano.

Segundo o documento, a igreja foi declarada santuário por ocasião do 435º ano de nascimento de sua santa padroeira. Os peregrinos poderão receber uma indulgência plenária durante a festa de Santa Rosa de Lima, celebrada no dia 30 de agosto e participando das missas votivas em sua homenagem, celebradas às quintas-feiras.

Santa Rosa de Lima e as Filipinas

A ligação de Santa Rosa de Lima com as Filipinas é muito grande e historicamente significativa. No dia 11 de agosto de 1670 através da bula papal “Sacrosancti apostolatus cura” o Papa Clemente X declarou a santa como padroeira secundária do país.

Cebu agora possui 24 santuários arquidiocesanos, tornando-se a cidade com maior número de Santuários no país. A Arquidiocese abriga ainda uma Basílica menor e dois Santuários nacionais. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas