Qual a situação neste momento do Bispo de Matagalpa, Nicarágua
Mons. Rolando Álvarez está detido na Cúria com outras onze pessoas. Ontem a polícia aumentou o número de agentes que controla os detidos.
Redação (09/08/2022 08:36, Gaudium Press) Até agora e desde a última quarta-feira ao meio-dia, doze pessoas foram detidas pela polícia na Cúria de Matagalpa – Nicarágua, incluindo o Bispo dessa jurisdição, Mons. Rolando Álvarez, que também é Administrador Apostólico de Estelí.
Entre as doze pessoas detidas há uma mulher.
Ontem, a Polícia aumentou o número de agentes em cada um dos acessos à cúria, segundo uma fonte anônima reportada ao Artículo 66: “Hoje há mais vigilância: mais tropa de choque e alguns com balaclavas. Mais policiais, homens e mulheres”, afirmou. A tropa de choque que lá se encontra está fortemente armada. As ruas ao redor da cúria estão isoladas com cercas de ferro, cor amarela.
Os detidos pelo regime de Daniel Ortega estão jejuando e orando, estão animados e com força para enfrentar a perseguição que a Igreja está sofrendo.
“Eles estão em jejum constante, ressaltou a fonte, e isso faz os alimentos sobrarem um pouco mais, mesmo que haja 12 pessoas. Em relação a dormir, há beliches suficientes, já que os seminaristas dormem lá quando têm atividades”, disse.
Alguns advogados sugeriram aos familiares dos detidos que impetrem um habeas corpus ou mandado de segurança por ameaça de detenção ilegal para averiguar os reais motivos pelos quais são presos de facto, já que somente um juiz pode impor uma medida cautelar, como casa por prisão ou prisão domiciliar.
Processo semelhante ocorreu com ex-candidatos presidenciais, que foram sitiados por meses fora de suas casas e, finalmente, a polícia ‘legalizou’ a detenção.
Deixe seu comentário