Santuário mineiro que abriga restos mortais de Aleijadinho será reaberto
Os trabalhos de restauração do Santuário Matriz Nossa Senhora da Conceição, em Ouro Preto (MG), duraram nove anos.
Minas Gerais – Ouro Preto (08/08/2022 17:03, Gaudium Press) O Santuário Matriz Nossa Senhora da Conceição, em Ouro Preto (MG), local sagrado onde repousam os restos mortais do maior expoente do Barroco Mineiro, Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, será reaberto após nove anos fechado para trabalhos de restauração.
Através de uma mensagem publicada no website da paróquia, o Padre Edmar José da Silva, pároco e reitor do Santuário, ressalta que “após 9 anos de incansável trabalho de restauração dos elementos estruturais e artísticos deste valioso templo, todos poderão ter acesso ao esplendoroso resultado do processo coletivo de cuidado e restauro deste extraordinário patrimônio religioso histórico, artístico e cultural”.
Finalização dos trabalhos de restauração
Mesmo depois das cerimônias de reinauguração, o Santuário passará por um período de finalização dos trabalhos de restauração, por este motivo, o templo não será aberto imediatamente para visitações e celebrações.
Construído no ano de 1727 por Manoel Francisco Lisboa, mestre do ofício de carpinteiro e pai de Antônio Francisco Lisboa, o “Aleijadinho”, o Santuário mineiro possui oito altares laterais, de talha rococó, de influência portuguesa. É uma das igrejas mais antigas do estado de Minas Gerais.
Programação
Entre os dias 19 a 26 de agosto serão realizadas as festividades de Bênção do Santuário. No dia 20, Dom Airton José dos Santos, Arcebispo metropolitano de Mariana (MG), presidirá a cerimônia de abertura da porta principal do santuário, seguida por uma Santa Missa Solene. Confira a programação completa:
19/08, sexta-feira – Às 19h, será celebrada uma Santa Missa na Igreja de São Francisco de Assis. Após a celebração, haverá uma procissão conduzindo, de forma solene, o Santíssimo Sacramento até o Santuário Matriz de Nossa Senhora da Conceição, onde os fiéis receberão uma bênção.
20/08, sábado – Às 18h, será realizada uma procissão com a imagem de Nossa Senhora da Conceição, saindo da Igreja de São Francisco de Assis em direção ao Santuário; às 18h30, o Arcebispo presidirá a abertura solene da porta principal do santuário matriz e entrada pontifical; às 19h, será celebrada uma Santa Missa Solene cantada, presidida pelo arcebispo metropolitano de Mariana (MG), Dom Airton José dos Santos, com o rito de bênção da igreja seguido de coroação da imagem de Nossa Senhora da Conceição.
21/08, domingo – Às 6h, haverá uma alvorada festiva, com repique de sinos; às 8h e às 10h, serão celebradas Santas Missas; às 16h, será realizado um concerto de cravo com a organista Josineia Godinho; às 19h, se celebrará uma missa, seguida do solene canto do Te Deum; às 20h30, apresentação do Coral Canarinhos de Itabrito (MG).
22/08, segunda-feira – às 9h, café com os guias turísticos e funcionários da Paróquia e Museu Aleijadinho, seguido de visita guiada à Matriz de Nossa Senhora da Conceição, com ênfase nos bens restaurados; às 18h, missa no Santuário Matriz de Nossa Senhora da Conceição e, às 19h, inauguração do Terço dos Homens Nossa Senhora da Conceição, com a presença do Terço dos Homens da Paróquia São Sebastião de Itabirito (MG).
23/08, terça-feira – Às 19h, haverá uma missa festiva com participação especial de representantes da Paróquia de Santa Efigênia, que, ao final, realizarão uma homenagem a Imaculada Conceição.
24/08, quarta-feira – Às 19h, missa festiva com participação especial de representantes da Paróquia de Cristo Rei, que, ao final, homenagearão a Imaculada Conceição.
25/08, quinta-feira – Às 19h, será celebrada uma missa festiva com participação especial de representantes da Paróquia de Santa Rita de Cássia de Ouro Preto, que, ao final, realizarão uma homenagem à Imaculada Conceição.
26/08, sexta-feira – Às 19h, o pároco de Nossa Senhora do Pilar celebrará uma missa festiva, com participação especial dos paroquianos, que, ao final farão uma homenagem a Imaculada Conceição e, às 20h, haverá a apresentação da Escola de Música Padre Simões e da Escola de Música São Pio X no interior do santuário. (EPC)
Deixe seu comentário