Gaudium news > Congresso Eucarístico italiano é confirmado apesar de coincidência de datas com eleições políticas antecipadas

Congresso Eucarístico italiano é confirmado apesar de coincidência de datas com eleições políticas antecipadas

Apesar das eleições antecipadas na Itália, o Congresso Eucarístico Nacional, em Matera, foi confirmado para setembro com a participação do Papa Francisco

Os Congressos Eucaristicos e a paz social 3

Redação (28/07/2022 10:00, Gaudium Press) A arquidiocese de Matera-Irsina, na Itália, confirmou hoje a realização do Congresso Eucarístico Nacional nos dias 22 a 25 de setembro.

O Congresso Eucarístico Nacional italiano contará com a presença do Papa Francisco, explica o comunicado do responsável de imprensa da arquidiocese.

Rumores sobre o cancelamento do Congresso

A anúncio foi feito para desmentir notícias sobre a eventual anulação do Congresso: “as únicas informações fidedignas sobre o Congresso Eucarístico Nacional a realizar-se em Matera de 22 a 25 de setembro são as anunciadas pela própria Cúria (…)”, diz o comunicado.

Com efeito, os rumores sobre anulação ou modificação da data do Congresso se devem ao fato de que no mesmo dia 25 de setembro a Itália terá eleições políticas antecipadas.

O comunicado assinado por Erasmo Bitetti, diretor do escritório diocesano das comunicações, explica que quando houve a confirmação oficial das eleições, os responsáveis pelo congresso juntamente com a presidência da Conferência Episcopal Italiana (CEI) estiveram em contato com o ministério do interior.

Logo do Congresso Eucarístico Nacional italiano Captura de tela

Logo do Congresso Eucarístico Nacional italiano. Captura de tela: congressoeucaristico.it

Reunião com autoridades civis e eclesiásticas sobre a programação do Congresso

Na última quarta-feira, 27 de julho, autoridades eclesiásticas e civis participaram de uma reunião no prédio da prefeitura de Matera, para discutir a realização do congresso durante as eleições.

No encontro, Claudiu Grisanti, delegado da CEI, explicou que “o programa do congresso permanecerá substancialmente sem mudanças”, incluindo a visita do Santo Padre o Papa Francisco.

Contudo, o documento esclarece que as autoridades responsáveis pelo Congresso estão conscientes dos problemas ligados às eleições antecipadas e por isso, algumas pequenas mudanças serão feitas na programação do congresso.

Pequenas mudanças por causa das eleições antecipadas

A declaração da arquidiocese italiana precisa que a nova programação será publicada logo que todos os detalhes estejam decididos.

Apesar da confirmação do congresso com a presença de Francisco, os responsáveis pelo congresso temem que as eleições possam limitar um pouco o número de participantes. (FM)

Com informações SIR.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas